O XI ‘Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência contra Mulher: Mobilizar é Preciso’ recebeu mais de 200 pessoas no Auditório da Fundação Inova Prudente. O evento tem como objetivo debater e articular ações referentes ao dia 25 de Novembro - Dia Internacional da Não Violência Contra Mulher.

Conforme a coordenadora do Creas Simone Duran, o Fórum resultará na elaboração do ‘Plano de Ação’, que será implantado em 2020. Segundo ela, neste relatório deve constar apontamentos para que o Creas e a Rede Mulher possam fazer as articulações necessárias que visam a proteção da mulher.

O Fórum contou com a presença de representantes de setores municipais da saúde, assistência social, membros da rede mulher de proteção, OAB Prudente, vereadora Alba Lucena e demais interessados no tema.

O Creas atende cerca de 50 mulheres através da equipe multiprofissional, além de ser articulador da rede de proteção, que inclui hospitais, delegacia, unidades de saúde, Polícia Militar, Unidades de Pronto-Atendimento e demais setores.

A abertura do Fórum contou com a participação de "Lucy Lima" (Cordel Social). Em seguida, a Defensora Pública, Giovana Devito,falou sobre o tema: “Os Direitos Assegurados na Legislação para Pessoas em Situação de Violência Sexual”.

Em seguida foi apresentado o fluxo de atendimento as pessoas em situação de violência, pela enfermeira Saúde da Mulher, Ericka Emanuella Gomes Moreira, pela enfermeira do Hospital Regiona (HR), Rogéria P de Oliveira psicóloga do Hospital Estadual. Vivian R. Staffuzza,

Na sequência Isabelle Almeida de Oliveira (Serviço Social) Defensoria Pública tratou sobre: “Segurança e Proteção de Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, sob o Risco de Morte na Região de Prudente”.

Por fim, Patrick Reason, Gestor da Casa Abrigo para Mulheres de Curitiba sobre: “Contribuições para Elaboração de Estratégias para Implantação de Casa Abrigo para Mulheres e Filhos Menores na Região de Prudente”.