A Secretaria Municipal de Saúde promoveu oficinas de hortas para os grupos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) com o objetivo de ensinar aos participantes a cultivar seus temperos e hortaliças naturais.

As oficinas ocorreram ontem (27/11) no grupo Vida Saudável da UBS Santana e no dia 20/11 na UBS Vila Real, com ajuda dos alunos da Unoeste dos cursos da área da saúde.

A atividade contou com orientações nutricionais em relação a alimentação saudável e orientações sobre ervas e especiarias na alimentação.

No projeto cada participante fez seu vaso de garrafa pet com tempero, salsa e cebolinha, sendo uma maneira sustentável de aproveitar a garrafa de plástico.

De acordo com a nutricionista, “Possuindo uma horta em casa, existe a possibilidade de colher alimentos frescos a toda hora, conhecer o manejo e diversificar a alimentação. Quando as pessoas cultivam hortaliças e temperos em casa, essa prática se torna terapêutica e social, já que envolve mais pessoas no processo de cultivo e no cuidado com a planta”.

A nutricionista ressalta também que cultivando seus próprios temperos e hortaliças também gera economia nas compras. “Portanto são muitas vantagens que auxiliam na busca pela melhoria na qualidade de vida das famílias”, resume.

Fonte: Secretaria de Comunicação