Presidente Prudente ostenta indicadores relevantes em diversos aspectos. A capital do oeste paulista aparece na 31ª posição no ranking das cidades mais conectadas e inteligentes do Brasil, segundo ranking da Revista Exame, que leva em consideração 70 variáveis relacionadas a mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia, economia, educação, saúde, empreendedorismo, segurança, governança e energia, além de ser a 17ª melhor cidade para fazer negócios (conforme a mesma revista), top 25 das cidades mais eficientes do Brasil (pela Folha de São Paulo) e 8ª melhor cidade para se viver após a aposentadoria.

Todos esses índices estão relacionados ao conceito de “cidade inteligente”, termo relativamente novo, mas que está na pauta das discussões em todo o mundo. As “smart cities” apoiam-se em inovações tecnológicas para propiciar um desenvolvimento planejado, garantindo maior qualidade de vida aos cidadãos.

Anualmente, a cidade de Barcelona, na Espanha, sedia um dos maiores congressos acerca do tema no mundo: é o Smart City Expo, que neste ano recebe cerca de 25 mil visitantes, com participação de mais de 700 cidades e 140 países. Presidente Prudente teve a honra de ser convidada pela organização a participar do evento, pelo terceiro ano consecutivo, acompanhando uma comitiva composta por 16 representantes da Federação Nacional de Prefeitos (FNP). O convite comprova o protagonismo da cidade quando o assunto é inovação.

O prefeito Nelson Bugalho e o secretário de tecnologia, Rogério Alessi, cumprirão ao longo da semana uma extensa agenda de compromissos até a próxima quinta-feira (21/11). Na agenda desta terça (19/11), eles dialogaram com o vice-presidente da Mastercard, Darren Ware, que desenvolve um programa de compartilhamento e integração entre cidades. Equipes da empresa farão uma visita a Prudente para inserir a cidade neste programa. O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, também acompanhou a reunião.

Também se reuniram com representantes de empresas europeias que desenvolvem soluções para prefeituras da América do Sul, com o objetivo de viabilizar essas parcerias, sobretudo na área de mobilidade urbana, energias renováveis, segurança, entre outros segmentos.

Cabe lembrar que o maior complexo voltado ao empreendedorismo e à inovação tecnológica da cidade – a Fundação Inova Prudente – foi concebida a partir de uma edição da Smart City Expo. “Em 2017 estávamos planejando a Inova, e aqui conhecemos programas de aceleração, incubação e os coworkings, todos com forte participação da prefeitura local. A Inova como é hoje tem muito de tudo isso que acontece aqui, e é um grande sucesso”, relatou o prefeito.

Apenas no espaço coworking (compartilhamento de recursos) da Fundação Inova Prudente, já são 120 coworkers e 40 empresas em desenvolvimento.

Apesar de se tratar de um evento oficial, tanto o prefeito quanto o secretário de tecnologia estão custeando todas as suas despesas durante a Smart City Expo, incluindo passagens, hospedagem e alimentação.