O vice-prefeito Douglas Kato participou, nesta terça-feira (19/11), da inauguração da rampa de acessibilidade para embarque e desembarque da Gol Linhas Aéreas, no Aeroporto Estadual ‘Adhemar de Barros’. No local, o gerente de aeroportos da Companhia, Ricardo Suzano, contou que Presidente Prudente é a 9ª praça a receber o equipamento no país.

Conforme Ricardo, o início da operação da funcionalidade é um marco na acessibilidade de Prudente. “É um equipamento que funciona muito bem em todas as cidades e que não requer manutenção por ser todo manual”, explicou.

O vice-prefeito reforçou que trata-se de um marco na acessibilidade de Prudente e pontuou que o Poder Público fica feliz por ser uma política da iniciativa privada. “Com certeza é um diferencial e serve de modelo para que outras empresas tomem a mesma atitude. Isso faz com que a exclusão social diminua cada vez mais, além de oferecer mais facilidade e segurança. Ficamos felizes por sermos vistos, o que também mostra o potencial da cidade”, destacou.

De acordo com a Companhia, a rampa é utilizada para embarque e desembarque de clientes da Gol, sobretudo aqueles com necessidades especiais. “O equipamento é coberto, oferece proteção em dias de chuva ou sol intenso e possui sistema de funcionamento manual. Isso permite sua utilização remota, ao modo das escadas já empregadas em terminais que não dispõem de pontes de embarque. Além disso, o abastecimento solar da peça torna autossuficiente sua iluminação. Acessibilidade, inclusão e sustentabilidade são os maiores trunfos da rampa”.

Ainda segundo informações da Gol, a funcionalidade teve início em 2016, pelos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e depois foi ampliada para Cruzeiro do Sul e Rio Branco, no Acre, Aracajú, em Sergipe, Juazeiro do Norte, no Ceará, Petrolina, em Pernambuco, e em Teresina, no Piauí.

Além dos já citados, o ato contou com a presença dos coordenadores da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Eliane Chagas e João Gualberto, respectivamente, Milton Mizukawa, também da Pessoa com Deficiência, bem como demais representantes da Gol e do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), entre outros.