O primeiro dia de agenda oficial do prefeito Nelson Bugalho em Barcelona também contou com uma visita técnica à região central da cidade, onde a prefeitura local executou uma série de intervenções urbanas para priorizar pedestres em detrimento dos veículos.

As chamadas “superquadras” fazem parte do plano de mobilidade urbana de Barcelona, restringindo ou mesmo proibindo a circulação de carros, de forma a incentivar o transporte público e a apropriação dos espaços pelas pessoas. No lugar de carros, motos e caminhões, estão bancos, floreiras, mesas e outros equipamentos para garantir o bem-estar dos pedestres.

“Cidade inteligente é uma cidade que pensa, uma cidade humana e democrática, que induz o cidadão a caminhar para suas mais variadas atividades. Esta é a proposta do programa superquadras, ao converter ruas em espaços para as pessoas”, analisa Bugalho.

O prefeito está acompanhado do secretário de tecnologia, Rogério Marcus Alessi, e representantes de outras 15 cidades brasileiras, em uma comitiva da Federação Nacional de Prefeitos (FNP) que participa da Smart City Expo, que ocorre até esta quinta-feira (21/11).