O prefeito Nelson Bugalho e o secretário municipal de Tecnologia, Rogério Marcus Alessi, estão em viagem oficial a Barcelona, na Espanha, compondo uma comitiva da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que participa da Smart City Expo, um dos maiores eventos de inovação do mundo.

A agenda de compromissos do grupo teve início na manhã desta segunda-feira (18/11), em reunião com a vice-prefeita de Barcelona, Laia Bomet, que apresentou as ações desenvolvidas pela cidade para a agenda 2030 - um plano de ação composto por metas e objetivos para o desenvolvimento sustentável.

“Além de conhecermos algumas iniciativas de sucesso implantadas pela prefeitura de Barcelona e dialogar com empresários catalães, o encontro foi uma ótima oportunidade para estreitar relações com as demais cidades que compõem a comitiva da FNP”, comentou Bugalho.

Além de Prudente, compõem o grupo representantes de Campinas (SP), Curitiba (PR), Ribeirão Preto (SP), Igarassu (PE), Santana de Paranaíba (SP), Piraí (RJ), Palmas (TO), Mossoró (RN), Madre de Deus (BA), Uberaba (MG), São Luiz (MA), Piraí (RJ), Angra dos Reis (RJ) Porto Alegre (RS) e Três Corações (MG).

Após o encontro com as autoridades catalãs, o grupo realizou visitas técnicas com o objetivo de verificar in loco as ações desenvolvidas pela cidade europeia em mobilidade urbana, privilegiando pedestres em detrimento de veículos.

O evento

A Smart City Expo é um congresso mundial que discute mobilidade, inovação governamental, desenvolvimento urbano, inclusão e cidades compartilhadas. São esperados cerca de 25 mil visitantes, com participação de mais de 700 cidades e 140 países. A exposição tem início oficial nesta terça-feira (19/11) e segue até quinta (21/11).