A empresa contratada para fazer a manutenção da iluminação pública iniciou na noite desta sexta-feira (08/11) os trabalhos na cidade. Foi montado um esquema de força-tarefa, com três equipes trabalhando simultaneamente em diferentes bairros.

A partir da semana que vem, a manutenção também ocorrerá durante o dia, corrigindo problemas com lâmpadas acesas indevidamente. Cabe lembrar que o município possui mais de 36 mil pontos de iluminação pública e, nas últimas semanas, o serviço foi executado emergencialmente pela própria Secretaria de Obras, já que houve atraso na licitação para contratar a prestadora de serviços, com a desistência de candidatas e cumprimento de prazos recursais.

Além da regularização da rede, nas próximas semanas virão melhorias, como a troca de quase 2 mil pontos de iluminação pública por lâmpadas da led, mais eficientes, econômicas e que dão menos manutenção. Os recursos são provenientes da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

Revisão da CIP

O Governo de Presidente Prudente informa que a revisão da CIP foi necessária para corrigir um prejuízo mensal de mais de R$ 270 mil aos cofres públicos. É válido ressaltar ainda que, desde a criação da taxa, em 2002, nunca havia ocorrido qualquer reajuste nessa cobrança. É importante ressaltar que quase um terço (30%) das unidades consumidores são isentas da CIP, por consumirem menos de 100 KW/h ou por comprovarem baixa renda. Ao balancear arrecadação e investimento em iluminação pública, o município tem margem para investir na melhoria do serviço, com a troca de toda a rede por lâmpadas de Led, que são mais econômicas e eficientes. Já houve a substituição em todo o quadrilátero central e, agora, o próximo passo é trocar as lâmpadas das principais avenidas da cidade.

Fonte: Secretaria de Comunicação