O prefeito Nelson Bugalho participou nesta quinta-feira (07/11), do Projeto ‘Gabinete Itinerante’. A iniciativa, realizada no Hospital Regional (HR) ‘Doutor Domingos Leonardo Cerávolo’, visa estreitar as relações entre o Estado e os gestores de todas as regiões de São Paulo e teve a presença do secretário de Estado de Saúde, José Henrique Germann, e coordenadores da pasta.

Conforme Germann, o ‘Gabinete Itinerante’ está percorrendo todo o Estado a fim de conhecer os serviços públicos de saúde que atuam na assistência regionalizada. “A iniciativa demonstra o compromisso do Governo do Estado com a população, verificando presencialmente as necessidades e possibilidades de aprimoramento para cada região”, destacou.

Na oportunidade, em Prudente, além de uma explanação do diretor do DRS-XI (Departamento Regional de Saúde), Jorge Chihara, o secretário de Estado pôde ouvir as demandas regionais de competência do Governo Estadual por meio de depoimentos de prefeitos, secretários municipais de Saúde e/ou demais representantes do setor, bem como do Frei Francisco Belotti, que explanou sobre os dados do HR e do AME (Ambulatório Médico de Especialidades).

De acordo com Bugalho, o secretário de Saúde vem à região para ouvir as demandas dos serviços na área de saúde que o próprio Estado presta à população. “Já foram identificadas as demandas, como, por exemplo, a demora para início do tratamento oncológico, a atualização da lista de remédios, a implantação de um polo da Rede [de Reabilitação Motora] Lucy Montoro’, entre outras. Não estamos apresentando pequenas demandas, mas sim as mais importantes”, ressaltou.

Sobre a implantação da Rede ‘Lucy Montoro’, já é uma reivindicação do Governo Municipal, por meio do vice-prefeito Douglas Kato, inclusive protocolada na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, junto a titular da pasta, Célia Leão.

Além da reunião com prefeitos e secretário, Germann falou sobre os R$ 8,5 milhõesaplicados no HR para implantação de uma nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com dez leitos e a compra de equipamentos, como ressonância magnética, dois novos arcos cirúrgicos, 15 respiradores pulmonares e uma autoclave para esterilização. Frisou ainda a instalação de quatro leitos de psiquiatria infantil, para assistência a casos agudos na área de Saúde Mental; a cobertura externa do ambulatório que deve ficar pronta ainda neste ano; 54 camas hospitalares e 10 novas incubadoras pediátricas.

Germann falou ainda sobre o Programa ‘Melhor para sua Saúde’, que engloba a nova a ressonância do HR e mais R$ 1,2 milhão para reforma do prédio do Departamento Regional de Saúde (DRS) que está em curso e deve ser finalizada e no primeiro semestre de 2020.