Após quase três dias em um total de 54 horas, a grande vencedora do 5º Startup Weekend Presidente Prudente ‘Educação’, foi a Talk Book, com os integrantes Guilherme Mandai, Otávio Silva, Lucas Oliveira, Jean Brandão, Leonardo Ferreira, André Souza e Clara Nascimento.

As regras da final emocionante, realizada na noite desse domingo (20/10), na Inova Prudente, foram precisas e seguiram três pilares: Validação, Execução e Design, e Modelo de Negócio. O júri foi composto por Josilmar Signori, Gabriel Fachini, Inês Fonseca, Luiz Paulo Wince Teixeira e Cristiane Molinea.

A equipe da Talk Book desenvolveu uma plataforma onde os usuários poderão se conectar e trocar ideias online, e até mesmo comprar e trocar de livros e, consequentemente, criar uma rede entre leitores e escritores. “É possível a venda e a troca de livros, e você pode usar aqueles que estão parados em casa e dar uma nova vida pra eles”, contou Clara, acrescentando que a todo o momento o time se manteve unido “e não esperava chegar a melhor colocação”.

Autor da ideia, Guilherme relatou que no primeiro dia de SW apresentou a proposta sem nenhuma pretensão, mas que ficou muito impressionado ao ver que outras pessoas se interessaram pelo projeto. “Eu já tinha anotado os grupos em que queria entrar, quando menos esperei minha ideia tinha sido votada e uma equipe que acreditou em mim. Um time muito bom e eficiente”, comemorou.

Agora, o autor da proposta vencedora levará a vitória como experiência e inspiração para vida. “Foi incrível. É uma lição de vida para me ensinar que temos que acreditar mais nas nossas próprias ideias, porque com esforço você acaba puxando outras pessoas que têm aquele mesmo sentido. Com o trabalho em equipe conseguimos concretizar sonhos”.

Na segunda colocação, ficou a equipe Aprende Aí, que propôs um aplicativo que envolve a inteligência artificial e humana, voltado ao aprendizado, metodologia e nivelamento de um algoritmo. Um dos representantes, Alisson Fernando do Carmo, destacou as diferentes áreas dos protagonistas do grupo. “Estivemos engajados em todos os momentos. Um diferencial que identificamos foi à multidisciplinaridade. Estamos atendendo em oito áreas diferentes e essa pluralidade só veio acrescentar”. Além de Alisson, compuseram o time Ana Júlia Pádua, Gabriel Gonçalves, Nariane Bernardo, Leandro Alves, Brunna Ruzzon e Vinicius Franco.

A equipe Learning Up, composta por João Pedro do Vale, Lara Vasconcellos, Yasmim Marques, Victor Silva, Guilherme Prado, Laís Martins, Brenda Stelys e Igor de Pieri, identificou que as pessoas têm dificuldade em lidar com as emoções e que os pais e a educação não estariam dando suporte a essas pessoas. Através da realidade virtual, o time faria com que as pessoas tivessem 100% da imersão delas na situação. Com essa ideia, eles garantiram o terceiro lugar no SW Educação.

A equipe Viva, representada por Jean Oliveira, Izabela Cardoso, Mikaelly Souza, Pedro Guardachoni, Sabrina Souza, Silvério Hosomi e Tatiane Baggis, apresentou como proposta um jogo interativo e dinâmico que minimize os índices de suicídio. Com isso, o time garantiu ‘Menção Honrosa’. “É a minha primeira vez como participante SW. Cheguei sem saber o que era uma startup e pra mim tudo foi válido. Estou em êxtase e muito feliz com a classificação”, falou Jean.

O co-facilitador e participante da organização, Luís Isique, explicou que o Startup Weekend contribui aos participantes para o intraempreendedorismo: que é aplicar todo o conhecimento desenvolvido no evento em suas respectivas empresas ou as que trabalham. “O evento é importante para poder aplicar ferramentas técnicas, metodologias e boas práticas que são desenvolvidas em startups de sucesso pelo mundo todo, e trazer isso para conhecimento de todos”.

A mentora Caroline Fernandes, relatou que percebeu uma evolução muito grande nos participantes do decorrer de todo o processo. “A gente percebia que eles ficavam presos a certas atitudes que não são condizentes com a startup. Assim, eles tiveram de rever os seus conceitos, falsos modelos de negócios, o que foi muito bacana”.

“Pensando na vida dos participantes, é legal não só conhecer como se forma uma startup, mas também pelas atitudes. Aprender trabalhar em equipe, saber vender uma ideia, a busca de ir até o mercado e ouvir o cliente, são passos que muitas vezes não se aprende lendo ou assistindo um vídeo, você aprende praticando”, acrescentou Caroline.

O mentor Daniel Malgarim, ressaltou a nobreza do tema Educação e disse ter sido um desafio, “visto que existe um atraso grande entre a educação atual em relação ao que o mercado precisa, principalmente no mercado de base”. “As equipes se desenvolveram muito bem nesses pilares e problemas. Os mentores de várias áreas conseguiram nortear os grupos e conseguiram fazer suas soluções reais para o mercado”, finalizou.

Startup Weekend – a quinta edição do SW contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre eles graduandos, professores, mestres e doutores. O objetivo foi fomentar soluções voltadas para educação unida com a tecnologia. Para um dos organizadores, Paulo Batista, o propósito não foi se conectar durante o evento, mas também no pós-evento. “Acreditamos que agora teremos uma comunidade mais conectada e mais oxigenada”.

Já os outros organizadores foram: Ranieri Dantzger, Fernanda Batista, Fernando Brito, Gustavo Saraiva, Jairo Campelo, João Vitor Marques e Sinomar Calmona. Os mentores que auxiliaram os participantes foram: Vânia Cristina Da Silva, Thiago Vendrami, Júlia Yuri Landim Goya, Jessica Amorim, Jardel Mattos, Daniel Malgarin, Cristal Avila, Carolina Fernandes, Bruno Carnelóss, Alessandro Altino, Ana Luiza Parente, Arlete Correia Meneguette, Danhara Gomes e Michel Mirandola. (Colaboração – AI/ Inova Prudente)