Sistemas da saúde não serão mais suspensos com interrupção no fornecimento de energia

Para que não haja problemas como perda de equipamentos, documentos e informações durante uma interrupção no fornecimento de energia elétrica, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio do PNAFM (Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros), adquiriu um gerador de 75 kVA (Quilovoltampere).

O equipamento é responsável por fornecer energia elétrica ao Data Center da Prefeitura quando há interrupção pela rede convencional. “Quando havia um interrupção maior que 20 minutos [tempo suportado pelos NoBreaks], éramos obrigados a desligar os equipamentos. Esses computadores não podem mais ser desligados, pois temos os sistemas das unidades de saúde, que funcionam 24h, Educação, Tributação, Certidões, Prontuário Eletrônico, enfim”, pontua Rogério Alessi, secretário de Tecnologia.

Ele conta que mesmo se área central ficar sem energia, agora os servidores serão mantidos em funcionamento, ou seja, “as unidades de saúde e as demais secretarias não terão o serviço paralisado, as atividades serão mantidas”.

Além do gerador, adquirido com recursos do Governo Federal no valor de R$ 58 mil, Rogério informa que há um projeto de modernização que será concluído em dois anos que prevê uma série de melhorias, como a substituição dos equipamentos do Data Center, Workstation para Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação), Plotters e demais aparelhos de informática à equipe de desenvolvimento.

“O projeto resultará em otimização dos processos administrativos, informatização de todo setor de abertura de empresas e aprovação de projetos, atendimento eletrônico e digitalizado, isto é, aumentaremos o nível de digitalização dos atendimentos com a substituição de boa parte dos equipamentos e troca de todo Data Center que já tem oito anos, estão no limite”, detalha, ressaltando que a melhora nas condições de trabalho interno refletirá diretamente no atendimento às pessoas.