Está tudo pronto para a realização do Festival do Atleta Paralímpico, evento idealizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e que visa a fomentar a prática esportiva entre as pessoas com deficiência, especialmente crianças e jovens. O evento ocorre no sábado (21/09), a partir das 8h30, no Parque de Uso Múltiplo (PUM) e tem o apoio do Governo de Presidente Prudente, por meio da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência e Semepp- Secretaria Municipal de Esportes.

Durante esta semana os organizadores realizaram um treinamento piloto no Parque de Uso múltiplo que contou com a participação de atletas, comissão técnica e voluntários.

O Festival ocorrerá simultaneamente em 70 cidades de todos os Estados brasileiros, como um marco do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado justamente neste sábado. Em Prudente, são aguardados aproximadamente 150 participantes, de 10 a 21 anos, e que tenham qualquer tipo de deficiência – física, visual, auditiva, intelectual ou nanismo. Os interessados ainda podem ser inscrever gratuitamente pela internet (veja link abaixo), ou no próprio dia do evento, no local.

De acordo com a coordenadora municipal da Pessoa com Deficiência, Eliane Chagas, serão realizadas vivências de três esportes paralímpicos – basquete sobre rodas, parabadminton e atletismo. “É uma oportunidade para que o jovem com deficiência descubra todos os benefícios físicos e mentais da prática esportiva, que podem trazer um novo sentido a sua vida, aumentar a autoestima, estimular o contato com outras pessoas, fazer novas amizades, enfim, o esporte tem um poder transformador”, salientou Lika Chagas.

O coordenador técnico do festival, professor Marcio Rodrigues, lembrou que o Brasil é considerado uma potência paralímpica, tendo inclusive ficado em primeiro lugar nos Jogos Parapan-Americanos 2019, disputado em Lima, com mais de 300 medalhas conquistadas.

Para motivar ainda mais a garotada a se engajar no esporte, alguns campeões paralímpicos já confirmaram presença, com a velocista Jerusa dos Santos, ouro no Parapan, e Rogério Junior, prata no parabadminton.

Outro benefício do evento, segundo Lika, é capacitar profissionais e alunos de Educação Física, Fisioterapia e áreas afins, para atender às especificidades deste público, adaptando instrumentos, técnicas e metodologias de abordagem às pessoas com deficiência. Aproximadamente 50 voluntários participarão da atividade.

Serviço

Para se inscrever, basta preencher um rápido cadastro no link a seguir.https://forms.gle/UfgiEnqxBQPjasUA6 ou pelo facebook @pcdgovpp