Fomentar a cadeia produtiva da Batata-doce na região tem sido uma das metas do prefeito Nelson Bugalho. Grandes conquistas já foram alcançadas desde o início de sua administração, mas novos avanços ainda esbarram em questões fiscais, que impedem que o segmento se fortaleça.

Para superar este obstáculo, Bugalho e a diretoria da Associação de Produtores de Batata-doce de Prudente e Região (Aprobarpp) se reuniram nesta quinta-feira (19/09) com o Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, em São Paulo.

"A produção da farinha de mandioca hoje conta com isenção de ICMS no Estado, e queremos que o mesmo o tratamento seja dado à farinha de batata-doce, o que baratearia a produção e o processamento do alimento, dando origem a novos subprodutos", declarou Bugalho.

O próximo passo para obter o incentivo fiscal será elaborar um estudo pormenorizado da cultura da batata-doce na região, de forma a comprovar em números a importância deste segmento para a economia regional, assim como o terreno fértil para o desenvolvimento de toda a cadeia, gerando emprego e renda à população do oeste paulista. Conforme o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Casagrande, o estudo ficará a cargo da própria pasta, com apoio da Aprobarpp e de instituições parceiras.

Além dos já citados, participaram do encontro os membros da diretoria da Associação - o presidente Luiz Rocha e os diretores Matheus Cressenbeni, Ricardo Cremonezzi e Claudia Prandini -, os deputados estaduais Mauro Bragato e Ed Thomas, o diretor do departamento de Fomento Industrial da Sedepp, Marcelo Costilho Jorge, e a representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Karina Bugarin.