Presidente Prudente mais uma vez está entre as cidades mais inteligentes do país. Em relação ao ano passado, quando ocupava a 50ª colocação, neste ano a Capital do Oeste Paulista deu um salto significativo (de 19 posições) e é a 31ª mais inteligente e conectada do Brasil. Considerando apenas as cidades paulistas, o município ocupa a 14ª posição.

“Superamos cidades maiores [como Juiz de Fora, Londrina, São José do Rio Preto, Santo André, Cuiabá, entre outras], sendo que algumas têm um ecossistema muito mais ativo. De modo geral, as que estão à frente de Prudente são mais populosas e/ou grandes capitais. Estamos orgulhosos do resultado que é um esforço coletivo de toda cidade”, destaca Nelson Bugalho, prefeito de Prudente.

O Ranking Connected Smart Cities está na quinta edição e é elaborado pela consultoria Urban Systems em parceria com a empresa de organização de eventos Sator. O resultado foi publicado nessa segunda-feira (17/09) pela Revista Exame. Para elaboração do ranking, são analisados 11 setores, como Economia; Educação; Empreendedorismo; Energia; Governança; Meio Ambiente; Mobilidade; Saúde; Segurança; Tecnologia; e Urbanismo.

“É um índice bastante amplo e que dá uma ideia do quão conectada e desenvolvida é a cidade em termos de tecnologia. Certamente, todas as cidades nos últimos anos têm desenvolvido ações para melhorar os índices. Esse crescimento [de 19 posições] significa que avançamos muito mais, porque as outras também avançaram em vários indicadores. Estamos contentes, pois é uma metodologia não política de avaliação de um trabalho técnico feito por toda uma cidade, mas que o Governo tem participação importante”, pontua Rogério Alessi, titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia).

Questionado sobre o que a Administração Municipal realizou em um ano para que Prudente subisse 19 colocações no ranking, o secretário detalha que é um trabalho intensivo de promoção do ecossistema de empreendedorismo e inovação, “principalmente com a Fundação Inova Prudente e os incentivos que a Prefeitura tem dado para permitir que novas empresas de base tecnológica surjam na cidade”.

Entre os incentivos, Alessi cita a lei que permite a criação de empresas na Inova; a nova lei do Coworking Municipal; os dois editais de aceleração de startups já publicados; entre outras iniciativas. Dessa forma, o secretário credita o bom desempenho de Prudente às ações promovidas pela Administração juntamente ao esforço coletivo do município. “A cidade está no caminho certo e o Governo tem ajudado bastante neste sentido”, conclui.