A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), atualiza nesta quinta-feira (12/09) o número de notificações de casos suspeitos de sarampo em Presidente Prudente. Agora, 16 catalogações aguardam resultado no IAL (Instituto Adolpho Lutz).

Além disso, como já noticiado, há cinco positivos, sendo três importados, ou seja, vindos de outras cidades, e dois autóctones, contraídos no município, bem como três negativos. Dessa forma, somando os números, até o momento foram 24 notificações.

Vale lembrar que já diante da suspeita, a Prefeitura realiza o bloqueio vacinal das pessoas de convívio próximo ao munícipe com suspeita da doença. Assim, a VEM alerta sobre a importância de o morador dar todas as informações corretas ao procurar pela assistência médica.

“Principalmente, pedimos que passem o endereço correto, pois a ação é organiza sobre essa informação. Não pode ser endereço do parente próximo, tem que ser de onde reside”, explica Elaine Bertacco, supervisora da VEM.

Ela alerta ainda sobre a importância da vacinação, uma vez que Prudente registra baixa cobertura vacinal. “O preconizado é que tenhamos 95% de cobertura e registramos uma média de 70%. O vírus está circulando na cidade, se tivermos uma boa cobertura, não teremos muitas notificações, nem casos confirmados”, ressalta.

Em Prudente, a vacina pode ser dada em bebês a partir dos seis meses de idade, conhecida como ‘dose zero’. Entretanto, isso não descarta a necessidade da dose aos 12 e 15 meses. No caso das pessoas com até 29 anos de idade, a recomendação é de duas doses, e as pessoas a partir dos 30 e até os 59 anos (nascidos a partir 1960), a recomendação é de apenas uma dose.