O Centro Cultural Matarazzo sediou nesta terça-feira (10/09) o lançamento do Empreenda Rápido na região de Presidente Prudente. O programa foi instituído há dois meses pelo Governo do Estado e que busca oferecer, em um só lugar, tudo o que o empreendedor precisa para abrir ou ampliar o seu negócio.

O prefeito Nelson Bugalho esteve presente à solenidade, que também contou ainda com a presença do Secretário Executivo, Américo Sakamoto, e da subsecretária de empreendedorismo, micro e pequenas empresas, Jandaraci Araújo, ambos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, do deputado estadual Mauro Bragato, do presidente da União dos Municípios da Alta Sorocabana (Umas), Marco Rocha, prefeitos e outras autoridades regionais.

O Programa Empreenda Rápido pretende qualificar em todo o Estado 1 milhão de pessoas em gestão empreendedora, além de conceder R$ 1 bilhão em microcrédito, por meio do Banco do Povo, nos próximos 4 anos. De acordo com Sakamoto, os trabalhos se dividem em seis grandes pilares, que abrangem todas as necessidades dos empreendedores: qualificação técnica, por meio do oferecimento de cursos de gestão e educação financeira do Sebrae-SP, Qualificação empreendedora, formalização, acesso ao crédito, acesso ao mercado e inovação tecnológica.

“Unimos diversas instituições, como o Centro Paula Souza, Banco do Povo, Junta Comercial (Jucesp), Sebrae-SP, bancos, cooperativas de crédito, entre várias outras, para atingir o objetivo de retomar o crescimento do Estado. ”, disse Sakamoto.

Bugalho enalteceu a iniciativa do Estado e mencionou a importância do programa para fomentar a atividade econômica no Estado. “Trabalhos como esse geram emprego, renda e contribuem para colocar o Estado como protagonista na retomada do crescimento econômico do país”, relatou Bugalho.

Além dos objetivos já pontuados, o programa visa a formar 250 mil pessoas em cursos técnicos alinhados à gestão empreendedora; promover melhores condições aos empreendedores de acesso ao mercado; prestar apoio, incentivos e acesso ao ecossistema de Inovação e P&D às PMEs; promover, até o final de 2019, a abertura de empresas de baixo risco em até 24 horas e formalização para empreendedores; e conceder empréstimos para 175 mil empreendedores.