Prudente tem trabalho aprovado em premiação da Organização Pan-Americana de Saúde
menu Governo de Presidente Prudente

Prudente tem trabalho aprovado em premiação da Organização Pan-Americana de Saúde

Quinta-feira, 5 de Setembro de 2019

Prudente tem trabalho aprovado em premiação da Organização Pan-Americana de Saúde

De 1.294 inscritas, capital do Oeste Paulista figura entre as 135 experiências selecionadas para segunda etapa

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente foi aprovada para segunda etapa do Prêmio ‘APS (Atenção Primária à Saúde) Forte para o SUS: Acesso Universal’. Com objetivo de valorizar, sistematizar e divulgar experiências que ampliam o acesso do cidadão ao SUS (Sistema Único de Saúde), a premiação é de iniciativa da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e da SAPS (Secretaria da Atenção Primária à Saúde), do Ministério da Saúde.

Nesta segunda etapa, Presidente Prudente terá sua experiência publicada pela OPAS/OMS Brasil em edição especial da premiação, podendo contribuir para que outros municípios utilizem a prática. Agora, os trabalhos serão analisados por um time de jurados especiais, integrado pelo médico Dráuzio Varella e sete jornalistas.

Ao todo, foram inscritas na premiação 1.294 experiências. Dessas, 135 foram selecionadas para segunda fase, sendo 52 da região Sudeste. Representando Prudente, o trabalho inscrito pela Supervisão Odontológica da Sesau tem o seguinte título: ‘Melhoria do Acesso à Saúde Bucal através da Triagem de Risco de Escolares’.

O trabalho prudentino mostra que desde 2003 tem sido realizada a triagem para classificação de risco do escolar, cujas ações fazem parte de uma abordagem intersetorial com a integração entre a Sesau e a Seduc (Secretaria Municipal de Educação), visando à promoção de saúde de crianças e adolescentes.

O trabalho realizado em Prudente visa identificar os riscos individuais à saúde bucal; planejar e programar as ações de saúde bucal, propondo estratégias de intervenção conforme as prioridades estabelecidas por meio da análise do risco; e gerenciar as demandas e necessidades odontológicas.

A partir da triagem, os escolares são incluídos nas ações de Promoção de Saúde Bucal e têm acesso ao tratamento odontológico priorizado. Assim, desde 2003, a triagem tem sido realizada anualmente no ambiente escolar, o que fez com que a Sesau observasse que o número de escolares com cárie tem diminuído.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Outras notícias

Unidades Administrativas
Últimas Notícias
Acesso Rápido

Município de Presidente Prudente

Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081 Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400 CNPJ: 55.356.653/0001-08