Acelerar e transformar ideias inovadoras em um negócio sustentável é o objetivo do projeto de Inovação Tecnológica desenvolvido pelo Governo Municipal através da Inova Prudente, inscrita e classificada para a segunda fase do Prêmio MuniCiência - Municípios inovadores (2019/2020), realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com a União Europeia.

Em sua terceira edição, o intuito do prêmio é identificar, analisar, promover e compartilhar práticas inovadoras executadas por prefeitos em todas as regiões do Brasil e consequentemente impactar na evolução da gestão municipal e na sociedade.

Segundo o prefeito Nelson Bugalho, mais do que participar de uma premiação como esta, o projeto de Inovação Tecnológica tem o desafio de tirar do papel às ideias e transforma-las em uma startup. “Aqui apostamos na inovação e como governo demonstramos que esse é o caminho a trilhar, ou seja, o de estimular justamente essa nova parte da economia criativa”.

O secretario de tecnologia, Rogério Alessi, complementa dizendo que o governo tem se empenhado em promover o desenvolvimento tecnológico. “Projetos como o edital de Aceleração e Fomento, oferecer condições para os prudentinos empreenderem e consequentemente auxiliar a sanar as ‘dores’ do município”.

De acordo com a CNM a premiação acontece através de um sistema aberto e transparente, cujo principal critério da ação é reconhecer os gestores que buscam alternativas inovadoras para os seus municípios, disponibilizar soluções adaptáveis e acessíveis a outras administrações públicas brasileiras, e fomentar a implementação de boas práticas na gestão.

Após essa etapa, os dez projetos escolhidos seguirão para uma votação popular - nacional e online, e os cinco primeiros participarão de um Seminário Internacional para intercâmbio de experiências que acontecerá em junho de 2020. Já o resultado final do MuniCiência será anunciado na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.