O prefeito Nelson Bugalho realizou nesta sexta-feira (23/8) a abertura do Fórum ODS –Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - Pontal do Paranapanema realizado no Centro Cultural Matarazzo. O Fórum tem por objetivo demonstrar a integração das políticas públicas existentes com a Agenda 2030 que compõe os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e contou com a participação do presidente da Câmara Demerson Dias e do vereador Wellington Bozzo.

Para um plateia formada por mais de 150 gestores de empresas, representes de prefeituras, sociedade civil, câmara de vereadores, pesquisadores e professores de faculdade, o prefeito destacou a importância de ações sustentáveis para as políticas públicas.

O prefeito citou as ações já realizadas na atual administração que determina que todos os veículos oficiais sejam abastecidos por álcool e aboliu o uso de copos plásticos em todas as repartições públicas municipais. Ele citou ainda novos projetos de lei que serão enviados para a apreciação da câmara municipal, como o uso de madeira certificada e a instalação de energia fotovoltaica (que utiliza a luz do sol) em todos os prédios e repartições públicas.

Nelson Bugalho lembrou para os participantes que, quando se destrói um hectare de floresta não se destrói só a vegetação, mas toda a biodiversidade." É muito triste ver isso, porque um hectare de vegetação você encontra uma infinidade de vidas. Aquele mesmo hectare que foi destruído em poucas horas você leva anos para recuperar, isso quando consegue recuperar”, disse o prefeito ao citar as queimadas que estão ocorrendo na Amazônia.

Ele disse que eventos assim são fundamentais para disseminar conceitos e práticas sustentáveis.

Segundo José Walter Figueredo Silva, coordenador do PMVA- Programa Município VerdeAzul, da secretaria de estado da infraestrutura e meio ambiente, eventos com o Fórum são fundamentais para os gestores municipais que querem melhorar o nível de pontuação no PMVA. “ O PMVA tem interface com vários objetivos de desenvolvimento sustentável, e quem cumpre o objetivos automaticamente ajuda o município a pontuar melhor”, afirmou.

O evento contou com a participação do secretário municipal do Meio Ambiente Wilson Portella e com representante do deputado Ed Thomaz, e dos vereadores, Alba Lucena, Isaque Silva, Elza do Gás e do prefeito de Teodoro Sampaio, César Herling.

Segundo um dos organizadores, Allan Tácito a adesão dos órgãos públicos junto à Agenda 2030, por ser um acordo internacional do Estado Brasileiro, é obrigatória e já está sendo fiscalizada anualmente pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Em setembro de 2015, representantes dos 193 Estados-membros da ONU se reuniram em Nova Iorque e reconheceram que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são:

ODS 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

ODS 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

ODS 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

ODS 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

ODS 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

ODS 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

ODS 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

ODS 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

ODS 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

ODS 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

ODS 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

ODS 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

ODS 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

ODS 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

ODS 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

ODS 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

ODS 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.