Ocorre nesta sexta-feira (23/8) , no Centro Cultural Matarazzo o Fórum ODS –Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - Pontal do Paranapanema. O evento será realizado das 8h às 15h30 é gratuito e as inscrições podem ser feita pelo endereço eletrônico https://www.sympla.com.br/forum-ods-pontal-do-paranapanema__577515 .

Os organizadores solicitam aos participantes que tragam blocos para anotação, e caneca não descartável.

O Fórum tem por objetivo demonstrar a integração das políticas públicas existentes com a Agenda 2030 que compõe os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O evento tem a parceria da Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Semea- Secretaria Municipal do Meio Ambiente- com a TÁCITO Consultoria Ambiental e Turística e ONG Per Vita – Associação de Educação Ambiental.

O evento contará com representes do poder público e sociedade civil, dentre eles do Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias Estaduais de Turismo e de Infraestrutura e Meio Ambiente, Prefeitura de Assis – Rede ODS Brasil, Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Câmara de Vereadores de Presidente Prudente, Diretoria de Ensino do Pontal do Paranapanema, União dos Municípios da Média Sorocabana – UMMES e Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente – UNOESTE.

Segundo um dos organizadores, Allan Tácito a adesão dos órgãos públicos junto à Agenda 2030, por ser um acordo internacional do Estado Brasileiro, é obrigatória e já está sendo fiscalizada anualmente pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Ele explica que são ao todo 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que segundo declarou Antônio Guterres, secretário geral da ONU “Agenda 2030 é a nossa Declaração Global de Interdependência”.

Veja a programação do Completa do Evento:

CLEDIR MENDES SOARES

Rede ODS Brasil – Prefeitura de Assis (SP)

PATRÍCIA FAZANO

Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) – Ministério do Meio Ambiente

JOSÉ WALTER FIGUEIREDO

Programa Município VerdeAzul (PMVA) – Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

VANILSON FICKERT

Estâncias e Municípios de Interesse Turístico (MIT) – Secretaria de Turismo

FRANCISCO CARLOS GRANCIERI

Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) – Unidade Regional de Araçatuba (SP)

DANILO ZAGATTI