Há quase uma década, o Cidadescola vem transformando a vida de crianças matriculadas na rede municipal, por meio da proposta de ensino integral e integrado a diversos segmentos da sociedade. O próprio nome do programa não foi escolhido ao acaso, já que a ideia é transformar todos os espaços da cidade em uma grande escola.

A manhã desta segunda-feira (19/08) - data em que completa 9 anos de existência - foi dedicada a reafirmar o compromisso do Governo de Presidente Prudente com a educação integral e enaltecer os frutos que o programa tem colhido em todo esse período. Em uma rápida cerimônia ocorrida na Horta Muncipal – um dos primeiros e mais importantes espaços ocupados pelo Cidadescola -, a secretária municipal de Educação, Sônia Pelegrini, relembrou um pouco da história do programa, surgido em 2010 com apenas nove escolas. Hoje, está presente em 30 unidades de ensino e atende a mais de 2 mil crianças diariamente.

“O grande mérito do programa é fazer com que essas crianças tenham novas perspectivas de vida. Aqui ele descobre e desenvolve habilidades e competências que serão fundamentais quando chegarem à idade adulta”, comentou Sônia ao público presente, formado sobretudo por alunos da Escola Municipal Ettore Marangoni, de Montalvão.

A diretora da escola, Eugênia Delli Colli, aproveitou o momento para agradecer à administração municipal por ter mantido o programa apesar das adversidades financeiras, pois, segundo ela, “não há como mensurar o impacto deste trabalho na vida das crianças”. “Só quem está lá no bairro é capaz de dizer o quanto este programa é valioso. Não fosse ele, essas crianças estariam na rua, ociosos, sem perspectiva”, comentou.

A oficina de Horta é um dos carros-chefes do programa e, dessa forma, nada mais justo do que comemorar a data festiva em meio a uma “colheita”. De acordo com professora da turma, Márcia Salvador, durante cerca de 40 dias os alunos aprenderam na prática todas as etapas do cultivo, desde a preparação do solo, adubação, plantio, além de regar constantemente para que a muda crescesse. Hoje, finalmente puderam colher o que haviam plantado.