O Governo Municipal divulga nesta terça-feira (23/07), os pontos que receberão os controladores eletrônicos de velocidade com os respectivos índices de acidentes. Dos 28 endereços anunciados hoje, cujo processo licitatório será lançado na próxima segunda-feira (29), serão implantados 16 radares e as duas lombadas eletrônicas na primeira etapa, enquanto que na segunda os outros dez. Destes, alguns já terão a tecnologia OCR (Optical Character Recognition, em tradução livre, Reconhecimento Óptico de Caracteres), que realiza a leitura da placa do veículo e dispara um alerta em tempo real à Polícia Militar caso o veículo esteja envolvido em crime ou tenha sido furtado.

Dessa forma, e priorizando os locais com maiores índices de acidentes com base em dados de 2018, na primeira etapa serão implantados os radares na Estrada Municipal Raimundo Maiolini, km 5 + 900 metros, que contabilizou 134 acidentes, sendo 91 com vítimas; na Avenida Tancredo Neves, número 320, 88 acidentes, 47 com vítimas; na Alberto Bonfiglioli, n° 460, 73 acidentes, 39 com vítimas; e na Manoel Goulart, n° 2.106, que totalizou 138 acidentes, sendo 33 com vítimas.

Na primeira etapa, receberão radares também os trechos: Avenida da Saudade, inclusive com OCR, que somou 74 acidentes em 2018, sendo 33 com vítimas; a Manoel Goulart com a Rua Hugo Mielle, 103 acidentes, 31 com vítimas; a Brasil com a Nações Unidas, 57 acidentes, 28 com vitimas; na Manoel Goulart, n° 3.403, 83 acidentes, 24 com vítimas; na Avenida Ana Jacinta, n° 1.130, 55 acidentes, 24 com vítimas; na Washington Luiz com a 15 de Novembro, 86 acidentes, 23 com vítimas; e na Alvino Gomes Teixeira, n° 2.899, que teve 38 acidentes, sendo 22 com vítimas.

Ainda na primeira etapa, haverá implantação de radar na Avenida Coronel José Soares Marcondes com a Marechal Deodoro, que registrou 81 acidentes em 2018, sendo 20 com vítimas; na Juscelino Kubitschek de Oliveira, n° 2.860, com OCR, 26 acidentes, 16 com vítimas; na Coronel Marcondes, 36 acidentes, 15 com vítimas; na Miguel Damha, n° 225+370m, com OCR, que contabilizou 22 acidentes, sendo 14 com vítimas; e na Brasil, n° 3.020, com OCR, 28 acidentes, 12 com vítimas.

Além disso, na primeira etapa serão implantadas ainda as duas lombadas eletrônicas, sendo na Manoel Goulart, n° 928, e na Quatorze de Setembro, n° 2.090. O primeiro endereço citado registrou 78 acidentes, sendo 22 com vítimas, enquanto que o segundo contabilizou 13 acidentes, dos quais dois tiveram vítimas.

Para segunda etapa de implantação, os trechos definidos foram os seguintes: Antônio Rodrigues, n° 1.670, com OCR, que teve 21 acidentes em 2018, sendo 12 com vítimas; Joaquim Constantino, n° 1.390, 31 acidentes, nove com vítimas; Quatorze de Setembro, n° 910, 21 acidentes, nove com vítimas; Rodovia Ângelo Rena, km 0,5, com OCR, 20 acidentes, nove com vítimas; e Juscelino Kubitschek de Oliveira, n° 6.836, 15 acidentes, nove com vítimas.

Também na segunda etapa, receberão radares os trechos: Rua José Claro, n° 799, oito acidentes, seis com vítimas; 12 de Outubro, n° 535, 17 acidentes, quatro com vítimas; Salim Farah Maluf, n° 1.129, 13 acidentes, quatro com vítimas; Avenida 11 de Maio, n° 801, dez acidentes, quatro com vítimas; e Rodovia Ângelo Rena, km 2,5, seis acidentes, quatro com vítimas.

De acordo com o titular da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), Adauto Cardoso, os pontos que receberão radares na primeira e segunda etapas foram definidos entre o Governo e a Polícia Militar, levando em consideração os trechos com maiores índices de acidentes com vítimas.

“A intenção da implantação dos controladores eletrônicos de velocidade é zelar pela vida. Não queremos autuar os condutores, queremos educá-los para que dirijam com segurança, respeitando o limite de velocidade das vias e, o mais importante, preservando a vida”, conclui.

Fonte: Secretaria de Comunicação