O Governo Municipal, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), realiza às 9h da próxima quinta-feira (25/07), a inauguração das novas instalações da Rede de Frio e Farmácia Central, que funcionarão agora na Avenida Washington Luiz esquina com a Rua Doutor José Foz, na antiga sede da Receita Federal.

Para realizar a mudança de endereço, a Sesau informa que a Farmácia Central, atualmente localizada no CS1 (Centro de Saúde 1), na Avenida Washington Luiz esquina com a Brasil, não funcionará nesta terça (23) e quarta-feira (24) em razão da transferência dos insumos. Dessa forma, a pasta comunica que quem precisar de algum medicamento, poderá retirá-lo normalmente na unidade de saúde mais próxima de sua residência, das 7h às 17h.

Sobre a Rede de Frio, é o espaço destinado para conservar vacinas e soros que integram o Calendário Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde) e que dependem de resfriamento para que não percam a eficácia, o que envolve controle de qualidade, armazenamento e distribuição. O local contará com gerador de dois motores, o que resultará em mais proteção para os imunobiológicos (vacinas e soros) que necessitam ser armazenados a uma temperatura que varia entre +2ºC a +8ºC.

A nova localização da Farmácia Central também cumpre todas as exigências relacionadas à acessibilidade, bem como com adequação de banheiros e localização estratégica, principalmente em relação à logística de distribuição de vacinas e insumos necessários para campanhas de vacinação e demais medicamentos às unidades de saúde.

A Farmácia Central, que atendeu somente no último mês 11.746 mil receitas, funciona de segunda e sexta-feira das 7h às 23h, e aos finais de semana, feriados e pontos facultativos das 7h às 19h.

A nova Rede de Frio municipal é implantada com recursos oriundos do Governo Federal na ordem de R$ 472 mil, enquanto a nova Farmácia Central tem investimento de R$ 198 mil de recursos próprios.