Baseada em um estudo que aponta as zonas com mais incidência de acidentes, bem como as proximidades de travessias de escolas e com maior aglomeração de transeuntes, a Prefeitura, por meio da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), apresentou nesta quarta-feira (26/06) à Polícia Militar os pontos que receberão os controladores eletrônicos de velocidade.

Durante a reunião no Gabinete do Paço Municipal ‘Florivaldo Leal’, a Semob informou à Polícia Militar que serão 35 radares e outras três lombadas eletrônicas. “Entregamos o projeto à PM e na sexta-feira [28] será devolvido com todas as considerações e até mesmo alterações. Na segunda [1°/07], deveremos entregar ao setor de licitação para que sejam feitas todas as pontuações jurídicas que determinam a licitação. Ou seja, na próxima semana o processo licitatório começa a ter andamento”, explica o secretário da pasta, Adauto Cardoso.

De antemão, ele conta que por determinação do prefeito Nelson Bugalho não haverá radares móveis. “Foi uma preocupação do Executivo em diversas reuniões, porque este dispositivo surpreende o motorista. Dessa forma, e partindo do princípio da segurança e transparência, o prefeito determinou extinguir os radares móveis”, relata.

Segundo o capitão da PM, Washington Hennis da Silva, os dispositivos têm como objetivo diminuir a quantidade de acidentes e, principalmente, de mortes. “Foi um estudo em conjunto que resultou nos locais que mais registram acidentes, sobretudo aqueles com perdas de vida ou lesões graves”, comenta.

Para o capitão, além de colaborar para diminuir acidentes, os dispositivos ajudarão na segurança pública, já que alguns terão a tecnologia OCR (Optical Character Recognition, em tradução livre, Reconhecimento Óptico de Caracteres), ou seja, que realiza a leitura da placa do veículo. “Assim, [ao passar por um desses radares], a Polícia receberá em tempo real um alerta sobre onde circulam no município aqueles automóveis envolvidos em crimes ou furtados”, destaca.

Por fim, o capitão Washington garante que os controladores eletrônicos de velocidade atenderão “muito bem” Prudente, “pois engloba os principais locais”. “Apoiamos a iniciativa e entendemos que são pontos muito bem definidos para as questões de prevenção as mortes de trânsito e segurança pública”, conclui.

A reunião contou ainda com a participação do chefe de Gabinete e secretário de Comunicação, Tadeu Cavalcante Pereira, do assessor Especial da Prefeitura, Vanderlei Teodoro, e de policiais militares.