A convite do diretor da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha, Francisco Arbós, o prefeito Nelson Bugalho apresentou nesta terça-feira (11/06), em São Paulo, em reunião com empresários da Espanha, todas as potencialidades de Presidente Prudente.

Na apresentação, que também contou com a exibição de um vídeo, o chefe do Executivo destacou as qualidades da cidade, que conta com o 13º IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado e o 25º do país; 128º PIB (Produto Interno Bruto); a maior produtora de batata-doce de São Paulo e a segunda maior do Brasil; e a 1ª com sistema de distribuição de biometano do país.

O prefeito evidenciou ainda que Prudente possui o 1º Coworking Municipal de Tecnologia e Inovação do país; é a 3ª cidade mais segura do Estado e 11ª do Brasil; tem o maior Mutirão do Lixo Eletrônico; bem como outros índices como 49º melhor município do Brasil em qualidade de vida; melhor qualidade do ar, segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo); entre outros.

A reunião é resultado da participação de Prudente no Smart City Expo World Congress, quando foi acertado que um grupo de empresários com interesse em investir em cidades do interior de São Paulo estaria no Brasil para conhecer melhor os municípios.

Além da Câmara de Comércio, estiveram presentes representantes das empresas Caixabank, Roca Sanitário, Ferrocarrils Generalitat, Simón, S&E Partners, Socializa, Semillas Fitó, Bright Cities, JAConsulting, Lacaz Martins, Plataforma Empresarial Solé, Eixos, Café Granchelli e Acció. Os interesses das empresas variam entre iluminação pública, smart city, infraestrutura, agroindústria, entre outros segmentos. Entre as cidades, além de Prudente, foram convidadas Garça, Santana de Parnaíba, Atibaia, Guarulhos e Campinas.

Representando Prudente, estiveram o prefeito e os secretários de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), Carlos Alberto da Silva Corrêa, o Carlos Casagrande; Tecnologia da Informação (Setec), Rogério Alessi; o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Codepp), Marco Goulart; e demais representantes.