O Governo Municipal, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), realizou até o início da tarde deste sábado (25/05) um arrastão na área 4 de Presidente Prudente, entre os bairros Parque Alvorada, Itapura, Itapura II, Conjunto Habitacional José Reis e Jardim Marisa. Ao todo, conforme informa a pasta, foram recolhidos 27 caminhões abarrotados de lixo.

De acordo com a supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Elaine Bertacco, o cenário encontrado durante o arrastão foi preocupante, até mesmo por se tratar de uma área já trabalhada no BCC (Bloqueio de Controle de Criadouros). “Muito lixo orgânico descartado de forma irregular, sendo que temos a coleta, e recipientes. Além disso, os munícipes têm também a opção de ligar no Cata Treco para recolhimento de móveis”, pontua.

Durante o arrastão, os agentes estiveram acompanhados por atiradores do Tiro de Guerra para realizar a visita nas residências. Juntamente aos moradores, foi apontado todo recipiente que poderia acumular água e servir como criadouro do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

A ação na área 4 contou com a participação de diferentes secretarias municipais, bem como a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), 40 atiradores do Tiro de Guerra, Defesa Civil, Poder Legislativo, agentes das ESFs (Estratégias de Saúde da Família) e voluntários. Diante do cenário encontrado, a VEM comunica que o trabalho será concluído nesta semana.