Faltando apenas uma semana para o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que segue até a próxima sexta-feira (31/05), Presidente Prudente continua abaixo da meta preconizada pela OMS (organização Mundial de Saúde), que prevê que ao menos 90% dos grupos prioritários sejam vacinados. Segundo dados da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), do total, de 67.269 pessoas, foram vacinadas 49.432, o que representa 71,36%.

Detalhando por grupo, o de trabalhadores de saúde é o que apresenta maior porcentagem de imunizados contra a influenza, sendo 7.888 profissionais da área, o que compreende a 88,22%. Na sequência, aparece o de puérperas, aquelas mulheres que tiveram filhos até 45 dias. Neste, das 354, foram vacinadas 285, o que totaliza 80,51%.

Ainda sobre os grupos, somente o de idosos se aproxima dos 80%. Dos 29.570 acima dos 60 anos em Prudente, 22.422 garantiram a imunização contra a gripe, o que representa 78,48%. Já as gestantes, 1.400, das 2.156, foram vacinadas, o que contabiliza 64,94%. Por fim, o de crianças de seis meses a menores de seis anos apresenta a menor taxa, sendo apenas 60,19%. Do total de 14.292 nesta idade, foram dadas 8.603 doses, ou seja, 60,19%.

Segundo a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, há dez casos suspeitos de síndrome respiratória aguda grave, cujos pacientes estão internados. Deste número, quatro integram grupo prioritário, sendo homens de 61, 62 e 83 anos, e uma menina de apenas 2 anos.

“Com as temperaturas mais amenas, os casos de gripe e resfriado começam a aparecer. O correto seria que todos os grupos, principalmente o de gestantes, puérperas e crianças que tiveram exclusividade no início da campanha, tivessem atingido a meta. Esta taxa de cobertura é preocupante, porque só temos mais uma semana. O Município é responsável apenas por administrar as doses, precisamos de orientações se irá prorrogar ou não, mas oficialmente segue até 31 deste mês”, pontua.

De acordo com Elaine, o Ministério da Saúde determina grupos prioritários pelo fato de serem compostos por pessoas que ao adquirirem a influenza podem ter mais complicações. Já aos demais, que não integram grupos, ela dá as seguintes orientações: ao tossir ou respirar, colocar a mão na boca; evitar locais aglomerados; sempre lavar as mãos com água e sabão e fazer uso de álcool em gel, uma vez que o vírus fica em contato com superfícies.

Vale lembrar que em Prudente são 28 salas de vacinação espalhadas entre ESFs (Estratégias de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que ficam abertas sempre das 7h30 às 17h, com exceção de sábados e domingos, quando não abrem.

Fonte: Secretaria de Comunicação