O Governo de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e com o apoio de várias pastas, promove na manhã deste sábado (25/5), um arrastão contra a dengue. Vão participar cerca de 100 pessoas, entre voluntários de associações de bairros, atiradores do Tiro de Guerra, integrantes da Defesa Civil e funcionários de diversas secretarias. Eles serão coordenados por agentes das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, bem como da Estratégia de Saúde da Família.

Segundo a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Elaine Bertacco, a concentração para a saída do arrastão será a partir das 7h30 em frente ao Centro Comunitário do Parque Alvorada, que fica na Rua Antônio Espigaroli, 379. De lá vão partir os nove caminhões cedidos pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais e Prudenco, para realizar o arrastão.

Elaine explica que o arrastão será realizado nos bairros Parque Alvorada, Itapura II, Itapura, Conjunto Habitacional José Reis e Jardim Marisa, todos da zona leste.

“A população precisa entender que os agentes irão entrar nos quintais e apontar os objetos que deverão ser recolhidos pelos moradores. Como trata-se de um arrastão, o morador até poderá se antecipar e deixar já a partir desta sexta-feira, na calçada de casa, porém precisamos ressaltar que o arrastão será só amanhã, que não iremos voltar outros dias nos mesmos pontos, portanto a ação de retirada será imediata”, disse.

A supervisora diz que o objetivo é eliminar tudo que serve como criadouro do Aedes Aegypti, vetor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, e que os bairros escolhidos são os próximos onde moravam uma vítima fatal confirmada da doença e outro óbito suspeito.

“Esperamos contar com o apoio de todos. É o poder público agindo de um lado e o morador deve agir de outro, pois a eliminação dos criadouros é um fator importantíssimo para controlar a doença”, afirmou Elaine.

Outras Ações - Além do mutirão, o Governo de Presidente Prudente realiza os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família aos pacientes com sintomas de Dengue.

Nesta sexta-feira (24), começaram a trabalhar três funcionários a mais da Rede Municipal em cada UPA, sendo no Ana Jacinta e Zona Norte, sendo um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e um supervisor.

Em reunião no Gabinete do Paço Municipal ‘Florivaldo Leal’ na tarde dessa quinta-feira (23), o prefeito Nelson Bugalho anunciou a publicação do Decreto de Nº 29.882/2019, que, com duração de 180 dias, declara Situação de Emergência na Saúde de Presidente Prudente devido ao atual cenário da dengue, que registra 1.085 casos positivos e um óbito confirmado.