A Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Vigilância Sanitária desenvolve nesta quinta-feira (23/05) uma ação educativa onde comerciantes, populares e clientes das lojas de produtos agrícolas e agropecuários são orientados através de panfletos sobre os riscos da capina química.

Conforme a supervisora da Vigilância Sanitária, Valéria Monteiro Vendramel, o trabalho tem por finalidade conscientizar os comerciantes do setor de agrícolas e agropecuários, bem como a população, em virtude da campanha de eliminação da capina química nas cidades paulistas. Em meio urbano, a eliminação de plantas invasoras ou daninhas com a utilização de produtos químicos é proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)

“Estamos alertando sobre ilegalidade no uso de defensivos agrícolas (agrotóxicos), ou seja, é proibido o uso em ambientes urbanos, bem como sobre os malefícios desta prática para a saúde das pessoas, dos animais e também ao meio ambiente. Há muitos casos de intoxicação subcutânea ou das vias aéreas de crianças, por brincarem nesses espaços (areia e poças d´água) e reações alérgicas em crianças e idosos”, detalha.

Fonte: Secretaria de Comunicação