Pesquisadores da Argentina, Estados Unidos e do Museu de Paleontologia de Marília (SP) estão em Presidente Prudente para dar continuidade às escavações no sítio paleontológico da cidade, onde já foram encontrados fósseis de animais (sobretudo aves) com cerca de 70 milhões de anos.

Por conta da relevância dos achados, o prefeito Nelson Bugalho, que acompanhou os trabalhos na tarde desta quinta-feira (16/05), anunciou que irá solicitar o tombamento da área, localizada no Parque dos Girassóis. Posteriormente, o município fará o cercamento e a proteção de todo o terreno, para evitar que haja qualquer tipo de depredação ao sítio.

“Não podemos permitir que haja qualquer tipo de intervenção que prejudique os fragmentos históricos, por isso vamos adotar essas medidas de proteção. A intenção é que, no futuro, este lugar se torne um Parque Paleontológico, permitindo visitações técnicas de estudantes e de toda a comunidade”, declarou o chefe do executivo.

Os trabalhos no local estão sendo chefiados pelo paleontólogo William Nava, de Marília, que há 15 anos investiga a existência de fósseis em Prudente. Somente daquele ponto, ele já extraiu mais de 2 mil fragmentos, muitos dos quais estão expostos no Museu de Paleontologia de Marília. “São esqueletos de aves do período Cretáceo, contemporâneos dos dinossauros, portanto de grande relevância científica”, pontuou.

Segundo ele, os novos itens recolhidos serão levados para análise de sua equipe, em Marília, e ajudarão a decifrar como eram essas aves, quais as suas características físicas e como desapareceram.

Os pesquisadores estarão nesta noite no auditório da FCT/ Unesp, em Prudente, para dialogar com professores e alunos sobre a relevância história do sítio paleontológico de Prudente.