A Prefeitura, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), confirma nesta quarta-feira (15/05), 154 novos de dengue. Com isso, Presidente Prudente contabiliza agora 858 registros positivos. Do total, 16 são importados, ou seja, vindos de outros municípios, enquanto que os demais são autóctones, contraídos na cidade. A pasta informa ainda que há 3.419 notificações.

Segundo a supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Elaine Bertacco, pelo histórico epidemiológico de Prudente, os casos positivos devem começar a estagnar a partir do próximo mês. Entretanto, ela afirma que cada vez mais o Aedes Aegypti fica resistente e se adapta ao clima do município.

Dessa forma, a supervisora orienta que mesmo que o clima comece a esfriar, a população não pode descuidar dos quintais. “Os casos vão continuar, a fêmea não para de produzir os ovos. O que acontece é que o período de nascimento do mosquito fica mais longo. Os cuidados precisam ser os mesmos. Precisamos que o munícipe seja o agente do seu quintal, ou seja, eliminar o criadouro, não deixar o mosquito nascer”, pontua.

Outro fator que, conforme Elaine, tem sido constantemente alvo de reclamação por parte da população, é o serviço de nebulização costal durante o horário de almoço. Ela explica que a ação é realizada no período da manhã, e até por volta das 13h30, pelo fato de ser promovida manualmente pelo agente da VEM.

“Não temos como agendar o serviço com o morador, pois é realizado de acordo com o caso positivo confirmado, o que está dinâmico e espalhado pela cidade, ou seja, cada dia os agentes podem estar em um bairro diferente. Estamos em meio a uma epidemia e estamos tratando de saúde pública, infelizmente temos que realizar o serviço neste horário. Precisamos da colaboração maciça e da compreensão da população para que a nebulização atinja êxito”.