O Governo Municipal, por meio da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), informa que faltam apenas 25 dias para realização da 12ª edição do Mutirão do Lixo Eletrônico, marcado para 8 de junho, das 8h às 16h, no Parque do Povo.

Assim como em edições anteriores, no mesmo dia, haverá coleta no Ana Jacinta, das 9h às 13h, ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento). No dia anterior, 7 de junho, um caminhão percorrerá os distritos, iniciando pela manhã por Ameliópolis e finalizando no período da tarde em Montalvão.

“Não é considerado lixo eletrônico a linha branca, sendo geladeiras, micro-ondas, fogões e máquinas de lavar, esses itens devem ser levados ao ferro velho. Já as lâmpadas devem ser entregues nos locais em que são comercializadas”, ressalta Rogério Alessi, secretário da Setec, lembrando que o evento visa recolher apenas materiais eletroeletrônicos, além de baterias e pilhas.

Ainda no dia do evento, terá participação da Fundação Inova Prudente, com os alunos do Programa de Educação Integral Cidadescola, da Inova Kids, que apresentarão arte com lixo eletrônico. A iniciativa será coordenada pelo professor Itamar Xavier.

Como nas outras edições, o secretário conta que esta terá parceria da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), com cerca de 400 alunos de diferentes cursos e aquisição dos brindes sorteados entre os participantes; apoio da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, que monitorará e acompanhará a realização do evento, uma vez que o secretário Marcos Penido relatou a intenção de replicar a ideia para outras cidades.

Ainda entre as parceiras, tem o Sicredi Rio Paraná, como apoiador do evento colaborador na logística, bem como propagador da iniciativa entre os cooperados e agências da cooperativa; além da Green Eletron, que será responsável por toda logística e transporte do material recolhido. “É uma empresa certificada pela Associação Brasileira das Indústrias Eletroeletrônicas e especialista em descaracterização de lixo eletrônico”, pontua.

Uma das curiosidades desta edição é que a expectativa de arrecadação é menor em relação às anteriores, sendo 50 toneladas. “Ano passado recolhemos aproximadamente 60 toneladas. Embora a cada ano mais pessoas participem, imaginamos essa queda, pois o tamanho e peso dos equipamentos têm diminuído. Além disso, nos últimos anos recolhemos muitos televisores grandes e pesados, agora, os novos, são mais leves e finos. Então, a tendência é diminuir e boa parte do lixo eletrônico represado foi recolhida nas edições anteriores, já são mais de 500 toneladas”, explica.

Por fim, o secretário lembra que mais que concorrer aos brindes, a importância em participar mutirão é dar a destinação correta ao material, por se tratar de algo danoso ao meio ambiente. “Não é um lixo reciclável comum, portanto não deve ser descartado junto com o lixo reciclado, exige tratamento diferenciado. Mais que isso, para que o mesmo seja reutilizado, pois, por exemplo, o plástico de monitores e televisores volta para cadeia como balde, vassoura, telhas, ou seja, uma forma de diminuir o consumo de recursos naturais reutilizando a parte do lixo eletrônico”, finaliza.

Fonte: Secretaria de Comunicação