menu Governo de Presidente Prudente

Karateca da Semepp treina para disputar Pan Americano no Equador no mês que vem

Terça-feira, 14 de Maio de 2019

Karateca da Semepp treina para disputar Pan Americano no Equador  no mês que vem

Quem conversa com o estudante do 7º ano do ensino fundamental, Guilherme Soares de Oliveira, percebe na hora que por traz de um jeito tímido, existe um garoto disciplinado e que sonha grande, de estar um dia competindo em uma olimpíada. No mês passado, ele conquistou o terceiro lugar no Campeonato Sul Americano de Karatê, categoria sub-14 (-55kg), realizado em Santa Cruz, na Bolívia.

Mas as conquistas do menino de 13 anos, que mora no Jardim Eldorado, frequenta escola municipal, adora matemática e diz que se diverte quando anda de bicicleta, não param por ai, no ano passado colecionou medalhas, a de vice-campeão brasileiro, de campeão paulista e campeão da seletiva nacional realizada em Brasília. Esse ano, já foi campeão paulista da fase regional de Dracena e agora vai tentar o bi- campeonato paulista em disputa que ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de junho , em São Bernardo do Campo, SP.

Na disputa na Bolívia ,Guilherme competiu de igual para igual com garotos da sua idade que chegaram lá bem preparados e fez bonito, segundo o treinador Alexandre Vieira Arantes Serra, Xandão, da Semepp, Secretaria Municipal de Esportes, que há seis anos acompanha o atleta.

“Ele é centrado, tem muita garra, e mesmo enfrentando o desgaste de uma longa viagem de ônibus até Santa Cruz, se classificou na prova que exigiu muito. Guilherme é uma grande promessa dentro da sua categoria, e agora está se preparando para outro desafio importante, o campeonato Pan Americano que será realizado de 17 a 23 de agosto, no Equador”, disse o treinador.

Guilherme treina cinco vezes por semana, em média duas horas por dia. Os treinos são realizados no PUM- Parque de Uso Múltiplo, junto com a turma que participa das escolinhas de formação oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Presidente Prudente.

Além da rotina nos treinos, realizados no período noturno, a partir das 19h30, ele faz parte do Projeto Aquarela, também mantido pela Prefeitura, e que leva formação diversificada em artes, oficinas, música entre outras áreas para as crianças no turno que não estão na sala de aula.

Segundo a mãe, a funcionária de gráfica, Luciana Soares de Oliveira, ele é um garoto que gosta de estudar e que nunca deu trabalho na escola. “Ele é muito disciplinado, e a gente fica torcendo e fazendo de tudo para manter nosso menino nos treinos e conseguir dinheiro para ele ir para as competições. Eu gosto muito de ver meu filho competindo, só fico com o coração apertado quando ele viaja longe, fico rezando para correr tudo bem, morro de saudade e torço para ele vencer e voltar logo”, emociona-se.

O pai, Alessandro Costa de Oliveira, também se orgulha do desempenho do filho. “Somos agradecidos, pela ajuda que recebemos dos amigos, do treinador, da prefeitura, porque precisamos conseguir dinheiro para ele participar das competições. Temos que fazer um sacrifício, vamos lutar sempre para ele continuar a competir”, conta com orgulho, o pedreiro autônomo, que ao lado da mulher, realiza rifas, venda de pizzas, entre outras atividades para garantir um recurso extra para o filho competir.

Os pais já fazem planos para o caçula, o Felipe, de 4 anos, que segundo eles deve começar também a frequentar as escolinhas da Semepp.

Enquanto a competição não vem, Guilherme segue firme nos treinos e já incorporou no seu jeito de ser ao estilo Shotokan, técnicas e atitudes que aprendeu treinando. “A luta só deve ser usada para defesa pessoal, nunca para provocar brigas, temos que respeitar nossos adversários e sempre manter a calma”, disse convicto.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Galeria de Fotos

Autor: Marcos Sanches
Autor: Marcos Sanches
Autor: Marcos Sanches
Autor: Marcos Sanches
Autor: Marcos Sanches
Autor: Marcos Sanches

Outras notícias

Unidades Administrativas
Últimas Notícias
Acesso Rápido

Município de Presidente Prudente

Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081 Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400 CNPJ: 55.356.653/0001-08