Pátio da rodoviária, comumente utilizado irregularmente, passará a ser estacionamento rotativo regulamentado

Levando em consideração o crescimento da cidade, a expansão do centro comercial e, diante disso, a necessidade de ampliação de áreas destinadas a estacionamento rotativo regulamentado, o Governo Municipal publicou nesta quinta-feira (25/04) o Decreto N° 29.801/2019, que determina a expansão da Zona Azul em Presidente Prudente.

Assim, passam a ser Zona Azul as ruas: Visconde de Cairú, entre a Siqueira Campos e Avenida Brasil; Walter Nogueira de Almeida e Estanislau Rebes, sendo ambas entre a Siqueira Campos e a Joaquim Nabuco; Major Felício Tarabay, entre a Avenida Marechal Deodoro e Visconde de Cairú; Siqueira Campos, entre a Orozimbo Costa e a Marechal Deodoro; Marechal Deodoro, entre a Coronel José Soares Marcondes e a Dr. José Foz; e a Dr. José Foz, sendo o trecho entre a Visconde de Cairú e a Luís Cunha.

Terão ainda estacionamento rotativo regulamentando as ruas Luís Cunha, entre a Dr. José Foz e a Avenida Brasil; Júlio Tiezzi, do início da via até o cruzamento com a Avenida Washington Luiz; a Washington Luiz, entre a Júlio Tiezzi e a Avenida Brasil; e o pátio do Terminal Rodoviário ‘Comendador José Lemes Soares’, sendo na Rua Doutor José Foz oposto ao número 1.370. Os novos pontos, resultarão em mais de 230 vagas rotativas.

Segundo informa a CAC (Casa do Aprendiz Cidadão), entidade responsável pela administração da Zona Azul em Prudente, atualmente são 42 atendentes de transporte que integram o Programa ‘Meu Primeiro Emprego’, que emprega jovens que, até então, não tinham registro em carteira. Esses, são maiores de idade, ou seja, não são aprendizes, “inclusive, recebem todos os direitos trabalhistas, bem como atendimentos psicológico, nutricional, odontológico, social e médico, ticket alimentação, além de refeição na CAC”.

Informando o número atual, a CAC revela que está em processo de seleção para contratação de mais 14 novos colaboradores para atender a expansão, inclusive conta que já tem todo equipamento necessário, como coletes, bonés, cadeiras, guarda-sóis, cantis de água e protetores solar. Além disso, a entidade deve começar também nos próximos dias a negociação com os comércios existentes nos trechos para novos pontos fixos.

Sobre a arrecadação com o talonário, cujos valores variam de R$ 1,50 a R$ 3, para 1h e 2h, respectivamente, a entidade conta que 80% são destinados à instituição e os outros 20% à Prefeitura. “A parte da CAC é direcionada para folha de pagamento dos atendentes, os benefícios que recebem e aquisição dos materiais que utilizam no trabalho”.

Embora a CAC já esteja em processo de seleção dos novos atendentes, a Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) comunica que o decreto regulamenta que os trechos podem receber as vagas de estacionamento rotativo regulamentado, mas que essas só passam a valer a partir do momento em que toda sinalização é feita no local, sendo a vertical, com placas informativas, e a horizontal, com a pintura das guias.

“Primeiro estamos informando a população e fazendo a parte educativa para posterior implantação. Antes de realmente a Zona Azul ser efetivada nos novos trechos, o que deverá ser feito somente no segundo semestre, iremos reforçar todas as informações”, afirma Adauto Cardoso, secretário da pasta, lembrando que em relação aos talonários, a Prefeitura mantém gratuidade para idosos e PCD (Pessoas Com Deficiência).