Na tarde desta quarta-feira 24/04, a coordenadora do eixo de cultura e arte do Programa de Educação Integral Cidadescola, Valdirene de Oliveira Rosa, esteve na EM Profª Odette Duarte da Costa, do Jardim Morada do Sol, acompanhando oficina de cinema do Projeto Cine e Cultura. Na ocasião, a coordenadora esteve representando a secretária municipal de Educação, Sônia Pelegrini.

O projeto são exibições de cinema aliadas a teatro e realização de workshops com temas voltados ao meio ambiente e sustentabilidade, que acontecerão também na E.M Rosy Brandão, do bairro São Matheus.

A iniciativa faz parte de um projeto aprovado na Lei Rouanet (Lei de Incentivo a Cultura), com realização do Instituto Eco Ambiental e Social, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania, e patrocínio do Atacadão, que trouxe aos alunos o conhecimento da arte bem como as formas técnicas de criação de filmes para mais de 2 mil alunos.

Os alunos conheceram um pouco sobre as ações que envolvem o processo de criação até a produção de um filme. Os filmes produzidos pelos alunos serão apresentados numa mostra planejada para tal.

O principal assunto tratado na oficina é a questão da sustentabilidade e, no grupo de alunos foram produzidos filmes que abordam temas como uso consciente da água e da energia, horta e alimentação saudável, destinação correta do lixo e desperdício no uso dos recursos naturais.

Os alunos tiveram acesso a noções básicas e técnicas de filmagem, resultando na produção de três curtas metragens, como trabalho de conclusão, no qual todos os participantes receberam certificado.

As atividades estão sendo ministradas pelos produtores Juraci Moreira, Airton Silva e Liliane Dayane Moraes que nesta tarde juntamente com a professora articuladora do Programa Cidadescola Aline Pinheiro realizaram a entrega dos certificados aos alunos que participaram da oficina.

As sessões de Cinema com os curta metragens dos alunos serão apresentados nas respectivas escolas nos dias 03 e 04 e 05 de junho.

Fonte: Secretaria de Comunicação