O Governo de Presidente Prudente, por meio da Semea - Secretaria Municipal de Meio Ambiente, contribui para a limpeza da Praça Monsenhor Sarrion. A praça, situada no centro da cidade e que abriga a Catedral de São Sebastião, tem sido alvo da sujeira de pombos e de outros pássaros, que todo o final de tarde pousam nas árvores.

De segunda a sexta-feira, a Semea envia uma equipe de limpeza que utiliza um caminhão pipa para realizar a limpeza dos bancos, dos abrigos de pontos de ônibus e de toda a área de estacionamento .

“Estamos preocupados em manter o espaço limpo e vamos pedir o apoio da Mitra Diocesana (unidade administrativa da igreja católica que administra a praça), para que apoie a Prefeitura nesta ação”, disse o secretário Wilson Portella.

Ele afirma que estão sendo realizadas podas nas árvores, a fim de auxiliar na manutenção e limpeza do local.

O secretário afirma que a questão da sujeira provocada pelas aves é difícil de ser resolvida, uma vez que, se por um lado as pessoas sofrem por conviverem com o mau cheiro e com a sujeira provocada pelos pássaros, por outro, a legislação ambiental determina a proteção e preservação das espécies, impedindo ações que coloquem em risco ou promovam extermínio das aves.

“Os pássaros estão nas praças e nas ruas da cidade porque com o desmatamento e a chegada da monocultura e das grandes áreas de pastagem, foram pouco a pouco perdendo o seu habitat natural e encontraram nas árvores da cidade um local de refúgio”, disse o secretário.

Portella alerta que é preciso evitar alimentar as aves, pois as fezes, principalmente de pombos, podem provocar doenças. Estudos científicos comprovam que aves que não são alimentadas sistematicamente têm menos fertilidade do que as que são regularmente alimentadas.