O Governo de Presidente Prudente está articulando entre os representantes de todas as secretarias municipais diretrizes e estratégias com o objetivo de melhorar o desempenho do município no Programa Município VerdeAzul (PMVA). Diante disso, na manhã desta terça-feira (23/4), uma reunião no Gabinete do Paço Municipal ‘Florivaldo Leal’ marcou o planejamento e organização das metas para a obtenção do selo.

O chefe de Gabinete e secretário de Comunicação, o jornalista Marcos Tadeu Cavalcanti Pereira, representando o prefeito Nelson Bugalho, afirmou que o projeto é uma das prioridades da Administração. “Queremos a colaboração de todos para divulgarmos e implantarmos as ações com o objetivo de melhorar a gestão ambiental em todas as áreas e secretarias”, afirmou.

O projeto foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, e tem o objetivo de estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

As diretrizes do PMVA estão ligadas às categorias: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

“Queremos uma sinergia de todas as secretarias para que a preocupação com a preservação do meio ambiente esteja presente em todos os projetos municipais, seja de renovação de frotas à criação de novos loteamentos, ao descarte correto de cada resíduo. Contamos com o comprometimento e dedicação de cada funcionário e queremos levar isso para todos os atos do poder público municipal”, disse Wilson Portella, secretário municipal de Meio Ambiente.

Em julho deste ano será divulgada a pontuação parcial de Presidente Prudente para a obtenção do certificado Município VerdeAzul 2019. A pontuação final só será conhecida em dezembro. Além do selo, a Prefeitura também concorre para o Prêmio Governador André Franco Montoro.

Entre as ações já implantadas pelo Governo Municipal e que são destaques na pontuação do PMVA, estão a manutenção de uma nascente modelo, a gestão sustentável do Centro Cultural Matarazzo, a política de conservação de estradas rurais e a manutenção da frota.