Vai até o dia 30 de junho deste ano, o prazo para realização do alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino e que completam 18 anos neste ano, em 2019.

O segundo tenente Vicente Majela de Souza, delegado da 20ª delegacia do Serviço Militar, o período de alistamento em junho é para os cidadãos nascidos em 2001. Estes jovens têm até esta data para se alistarem dentro do prazo regimentar estabelecido. “Os jovens de classe anterior (nascidos antes de 2001), que não se alistaram no período certo, estão fora do prazo e pagarão multa ao efetuar o alistamento, mas devem comparecer e nos procurar”, afirmou Majela.

Para o alistamento é necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento, identidade, CPF e comprovante de residência, além de nº telefone celular e e-mail.

O tenente explica que será por meio de e-mail que o cidadão receberá do Sistema Serviço Militar, a informação de que foi dispensado ou encaminhado para a Seleção Geral, no Tiro de Guerra. “Essa informação chegará para o cidadão somente a partir do mês de julho de 2019. Caso até 31 de julho de 2019, ele não receba nenhuma notificação via e-mail ou SMS, deverá comparecer à Junta de Serviço Militar com urgência”, afirmou.

Uma das inovações do alistamento militar é que ele pode ser feito pela internet. Basta acessar o endereço www.alistamento.eb.mil.br e preencher o formulário de alistamento e informar o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) para validação dos dados pessoais. O acompanhamento do pedido é feito pelo próprio site usando o número do CPF e a senha criada por ele.

Em Presidente Prudente a Junta de Serviço Militar fica na Avenida Brasil, s/nº - Praça da Bandeira, no Centro da cidade. Outras informações pelo telefone (18) 3221-5588.

Fonte: Secretaria de Comunicação