Formação da Undime reúne Dirigentes Municipais de Educação de 40 cidades da região
menu Governo de Presidente Prudente

Formação da Undime reúne Dirigentes Municipais de Educação de 40 cidades da região

Sexta-feira, 12 de Abril de 2019

Formação da Undime reúne Dirigentes Municipais de Educação de 40 cidades da região

A Fundação Inova Prudente sediou a formação ‘Aprendizagem Baseada em Equipes’, realizada pela Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) em parceria com a Educa. Voltado aos polos de Presidente Prudente, Presidente Epitácio, Adamantina e Dracena, o encontro contou com aproximadamente 200 educadores entre professores, secretários e técnicos das secretarias de cerca de 40 municípios, bem como os articuladores do Programa de Educação Integral Cidadescola.

Na abertura do evento, realizado nessa quinta-feira (11/04), teve apresentação do maestro e professor do Cidadescola, Luiz Antônio Perez Filho, o Luizão. No período da tarde, a abertura ficou por conta dos alunos da Escola Municipal Maria do Socorro Brito de Almeida, que participam da Oficina de Percussão do Cidadescola.

Na palestra principal e formação do dia, a professora Nathalie Lousan abordou a aprendizagem baseada em equipes. A programação incluiu ainda palestras de Marialba Carneira, professora e representante da presidência da Undime SP e da Educa, e de Vinícius Freaza, professor e idealizador do Programa de Formação Continuada ‘Sacadas de Professor’.

Marialba e Vinícius aproveitaram a oportunidade para conhecer as oficinas do Inova Kids, acompanhados pelos titulares das secretarias de Tecnologia da Informação (Setec), Rogério Alessi, e de Educação (Seduc), Sônia Pelegrini, que também é representante da Undime da macrorregião de Prudente.

Segundo Marialba, o evento teve como objetivo oportunizar a formação continuada com vivências práticas disponibilizadas aos grupos gestores que integram a macrorregião. “[O que foi apresentado] é a metodologia de trabalhar em grupos com os alunos. Tenho certeza que pode trazer ganhos efetivos na implementação da Base Nacional Comum Curricular, que é isso que almejamos, formação continuada e melhoria no rendimento escolar dos alunos. O Brasil precisa avançar e Prudente é um exemplo disso”, pontuou.

Após conhecer todo projeto Inova Kids, Vinícius só teve elogios à iniciativa. Conforme dito, ele pôde ver atividades que “precisam servir de exemplo para muitas cidades do Brasil, pois são assuntos que integram a pauta dos países mais inovadores em educação e já estão presentes na prática educacional de Prudente”.

“Tive um ganho pessoal muito grande. Vi crianças programando com Scratch, trabalhando com sustentabilidade a partir do lixo reciclável, com robótica, realidade aumentada e virtual, química, biologia. Vi crianças que se não estivessem na Inova, provavelmente estariam em situação de vulnerabilidade, e estavam em oficinas de aprendizagem da mais alta qualidade educacional no Brasil”, completou, acrescentando que o Sacadas de Professor e Prudente darão as mãos e produzirão muitos feitos para o país.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Galeria de Fotos

Autor: Patrícia Motta
Autor: Patrícia Motta
Autor: Patrícia Motta
Autor: Patrícia Motta
Autor: Patrícia Motta
Autor: Patrícia Motta
Autor: Patrícia Motta
Autor: Patrícia Motta
Autor: Patrícia Motta

Outras notícias

Unidades Administrativas
Últimas Notícias
Acesso Rápido

Município de Presidente Prudente

Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081 Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400 CNPJ: 55.356.653/0001-08