Avaliada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), a Prefeitura de Presidente Prudente recebeu qualificação A (Altamente Efetiva) em Gestão Ambiental (i-Amb) no Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM), referente o ano de 2017.

O Índice Municipal do Meio Ambiente mede o resultado das ações relacionadas ao meio ambiente que impactam a qualidade dos serviços e a vida das pessoas. Este índice contém informações sobre resíduos sólidos, educação ambiental, estrutura ambiental e conselho ambiental.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Portela, comemora o resultado, que repete o feito alcançado já em 2016, "Buscamos uma cidade cada vez mais sustentável e contamos sempre com o apoio da população na busca deste objetivo".

As informações referentes a 2017 foram prestadas em 2018, prazo estabelecido pelo TCE-SP. Após o termino, o órgão leva um tempo para apurar e divulgar os resultados.