Serão 50 (10 de cada espetáculo) apresentações gratuitas de “A Noite das Mal Dormidas”, “Angústia”, “O Canto do Cisne”, “Inventa-Desinventa” e “Dom Casmurro”

Entre os meses de março e setembro, em Presidente Prudente, será realizada a primeira edição do projeto “Teatro em Movimento – Circulação de Repertório”. A programação, promovida pela Olho Nu Promoções e Eventos Ltda. e Mênades & Sátiros Cia de Teatro, em parceria com o ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o apoio do Torra, Andorinha, Andorinha Express e Governo de Presidente Prudente, através da Secretaria Municipal de Cultura, contará com cinco espetáculos, que serão apresentados gratuitamente por diversos espaços da cidade.

Com início no próximo dia 28, no Teatro Paulo Roberto Lisbôa - Centro Cultural Matarazzo, o público poderá acompanhar a execução das montagens: Angústia e O Canto do Cisne, de Anton Tchekhov; A noite das mal dormidas, de Neils Petersen; Dom Casmurro, de Machado de Assis; e Inventa–Desinventa, de Cláudia Vasconcelos.

O coordenador do projeto e diretor dos espetáculos, Denilson Biguete, adianta que serão efetuadas cerca de 50 apresentações no total. “Vamos conseguir resgatar o nosso repertório, trazer espetáculos que já estão em cartaz há mais de 10 anos e colocando-os em circulação dentro de nossa cidade, seja em lugares alternativos, que nunca receberam peças teatrais, ou espaços convencionais, que já possuem tradição na recepção da linguagem”, destaca Biguete, afirmando que o Centro Cultural Matarazzo, Teatro César Cava, Lar dos Meninos, Auditório da Uniesp, Praça Céu das Artes, e o IBC – Centro de Eventos são alguns dos locais escolhidos para as exibições.

Todos os dias, logo após as apresentações, haverá também bate-papos com o público. “Promoveremos uma reflexão sobre o espetáculo representado, onde discutiremos linguagem, conceitos e afins”, finaliza Denílson.

Primeiras apresentações

O lançamento oficial da programação será entre os dias 28 e 31 de março, no Teatro Paulo Roberto Lisboa (Centro Cultural Matarazzo). Na ocasião, serão apresentadas as cinco peças que entrarão em circulação, sendo elas: A noite das mal dormidas (28), às 20h; Inventa-Desinventa (29), às 14h; Dom Casmurro (29), às 20h; Angústia (30), às 20h; e O Canto do Cisne (31), às 20h. Os convites deverão ser retirados de forma gratuita uma hora antes no local da apresentação.

ProAC ICMS

A concretização do projeto “Teatro em Movimento – Circulação de Repertório” foi constituída por meio do ProAC ICMS, modalidade do programa de fomento paulista que funciona por meio de patrocínios incentivados e renúncia fiscal. Para ter acesso aos recursos disponíveis, os artistas, grupos ou produtores devem submeter seus projetos à análise de uma comissão especializada, que avalia requisitos como relevância artística e adequação da proposta orçamentária.

Com o projeto aprovado, o proponente pode solicitar patrocínio a empresas sediadas em São Paulo. Estas, por sua vez, recebem descontos no imposto devido, como forma de estímulo ao patrocínio. Qualquer empresa pode ser patrocinadora via ProAC ICMS, bastando ser contribuinte deste imposto e estar em dia com suas obrigações fiscais.

Serviço

A programação completa dos espetáculos pode ser conferida através do site http://www.grupomenadesesatiros.com.br/.