“A consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) para manutenção do Direito à Saúde”. Sob este tema se desenvolveram os debates da 7ª Conferência Municipal de Saúde, ocorrida nesta sexta-feira (22/03) no campus 2 da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

O auditório ficou lotado para acompanhar as discussões e ajudar a formular diretrizes para orientar as políticas públicas em todas as esferas de governo. A conferência focou em quatro tópicos principais: o papel do Estado como disciplinador e fomentador do direito da saúde, a função reguladora do Estado na estruturação do SUS; a resistência do SUS frente às formas restritivas do financiamento e a participação social, cidadania, ética, direitos e deveres para emancipação do coletivo.

Presente à cerimônia de abertura do evento, o prefeito Nelson Bugalho ressaltou a atenção que o seu governo dedica à área da saúde, que responde por 27% do orçamento municipal – quase o dobro do exigido em lei.

Atualmente, a prefeitura mantém 63 unidades de atendimento, incluindo 24 Estratégias de Saúde da Família (ESFs), 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e mais dois Prontos Atendimentos (PAs), entre outros serviços. Apenas em 2018, a pasta realizou 3 milhões atendimentos.

“Cidades como Marília, que tem 7 mil pessoas a mais que Prudente e um orçamento R$ 100 milhões maior que o nosso, não oferecem uma estrutura de saúde como a que temos aqui. Por isso, dói na alma quando vejo alguém falar mal da saúde pública e dos servidores dessa área. Quem critica, não conhece a pressão e o desgaste emocional que é trabalhar em ambientes de saúde, e mesmo assim nossos funcionários se doam integralmente para oferecer aos cidadãos um atendimento eficiente e humanizado”, declarou o prefeito.

O diretor da Faculdade de Medicina da Unoeste, Gabriel Carapeba, o presidente do Conselho de Saúde, Fábio Ortiz, e o presidente da OAB prudentina, Wesley Cotini, bem

como o presidente da Câmara Demerson Dias e a secretária-adjunta Silvia Alves Dutra de Souza, compuseram a mesa de abertura ao lado do prefeito. O vereador Natanael Gonzaga também marcou presença no evento.