O Governo de Presidente Prudente, por meio da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) e do Conselho Municipal do Idoso, promove a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento será na próxima sexta-feira (29/03), das 7h30 às 16h, na Torre de Cristal do Campus II da Unoeste, no Limoeiro.

O tema central da conferência neste ano será: ‘Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas’. Este será dividido em quatro eixos temáticos, sendo que um deles abordará os ‘Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas’. Além disso, haverá a divisão ainda por subeixos, como Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.

Outro eixo debatido será Educação, assegurando direitos e emancipação humana, como também os subtemas ‘Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa’ e ainda ‘Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas’.

A conferência é aberta à participação de todas as pessoas que tenham interesse na temática voltada ao idoso. Os participantes poderão escolher um dos quatro grupos temáticos e, cada grupo, deverá elaborar propostas que, após aprovação na plenária final, serão encaminhadas para a Etapa Estadual.

Para encerrar a conferência, serão eleitos dois delegados do Poder Público, sendo um titular e outro suplente e outros dois para Sociedade Civil que representarão Prudente na Etapa Estadual, que está prevista para outro, em dia e local a serem definidos.

Segundo a assistente social e coordenadora da comissão organizadora do evento, Maria Helena Silvestre, o objetivo da conferência constitui-se em instância máxima de participação governamental e não governamental, “a fim de propiciar reflexões e a discussão sobre o protagonismo da pessoa idosa e o impacto nas transformações, como estratégias na garantia dos direitos, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado”.

Vale lembrar que a II Conferência Municipal dos direitos da Pessoa Idosa de Presidente Prudente foi instituída por meio do decreto nº 29.556/2019, de 18 de janeiro de 2019.