O Governo Municipal, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), atualiza nesta terça-feira (19/03) os casos de dengue em Presidente Prudente. Ao todo, são 84, sendo 71 autóctones, ou seja, contraídos no município, e outros 13 importados, vindos de outras localidades.

Se comparada a municípios menores, como Presidente Epitácio, 102, e Dracena, 116, a situação em Prudente aparentemente está tranquila. Ainda em uma breve comparação, Prudente aparece na contramão de outras cidades do Estado, como Araraquara, que já contabiliza 2.820 registros positivos e tem número semelhante de habitantes, Bauru e São José do Rio Preto, que tem 5.745 e 3.313 catalogações, respectivamente.

Embora os números evidenciem que a situação em Prudente esteja distinta em relação aos demais municípios, a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, garante que “não podemos deixar de tomar os devidos cuidados”. “Mesmo apresentando poucos registros, não estamos confortáveis com a situação. O Governo está preparando um plano estratégico de mobilização. Queremos envolver toda sociedade”, informa.

Elaine garante ainda que os registro de casos positivos pode aumentar. “Estamos tratando de um mosquito [Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya], não podemos ficar tranquilos. Mesmo porque, o isolamento viral de Prudente ainda não saiu, não sabemos qual tipo de vírus circula na cidade”, pontua.

Ainda segundo a supervisora da VEM, o que tem maior incidência de registros no Estado é o Tipo II. Este, conforme informa, circulou no município em 2010, ano que registrou 296 catalogações positivas. Nos outros anos, foi o Tipo I. “A reintrodução de um novo tipo pode acarretar em casos mais complicados de dengue, pois não estamos imunes a ele. Pedimos que todos estejam em alerta”, revela.

Por fim, a solicitação aos munícipes são sempre as mesmas: que fiquem atentos a materiais que possam servir de criadouros para o Aedes, que esses sejam descartados de maneira correta, e que recebam os agentes da Vigilância Epidemiológica responsáveis pelo trabalho casa a casa.