Tiveram início hoje (18/03), as atividades do Programa de Educação Integral Cidadescola para 2 mil alunos de 30 escolas da rede municipal de Educação contempladas com a iniciativa do Governo de Presidente Prudente.

O Cidadescola funciona como um programa em que os alunos atendidos permanecem em média 8h por dia na unidade escolar. Em um período, a criança permanece no ensino regular, e no período seguinte, continua na escola ou parte para atividades além dos muros escolares.

Por determinação do prefeito Nelson Bugalho, neste ano haverá uma integração maior entre as secretarias, o que é conhecido como intersetorialidade. Além, obviamente, da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), haverá a participação das pastas de Cultura, Turismo, Esporte, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Turismo e de Assuntos Viários, o que resultará em atividades culturais e esportivas, bem como ações de educação ambiental, para o trânsito e ecológica.

Atualmente, o projeto já atende aproximadamente 2 mil crianças por semana na Fundação Inova Prudente, com oficinas de Ciências, Robótica, Realidade Virtual, Gastronomia e FabLab . Outras ações externas estão programadas no Sesi (Serviço Social da Indústria), Centro Cultural Matarazzo, Museu e Arquivo Histórico “Prefeito Antonio Sandoval Netto”, Cidade da Criança, Horto Florestal, Praças da Juventude, Núcleo de Educação Integral “José Carlos Pimenta” e Núcleo Ana Jacinta, AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), Acae (Associação Cultural, Agrícola e Esportiva), Tênis Clube de Presidente Prudente, Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) e Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

Além desses parceiros, existem ainda outros que atuam dentro das escolas, como o Talento Olímpico, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Instituto Edespp (Instituto de Excelência Desportiva de Presidente Prudente) e Unimed.