Solenidade no TG  marca início do ano de instrução dos atiradores de Presidente Prudente
menu Governo de Presidente Prudente

Solenidade no TG marca início do ano de instrução dos atiradores de Presidente Prudente

Sexta-feira, 15 de Março de 2019

Solenidade no TG  marca início do ano de instrução dos atiradores de Presidente Prudente

Cem atiradores do Tiro de Guerra , incorporados neste ano (2019) participam nesta sexta-feira (15/3), da solenidade de formatura alusiva à matrícula, ou seja que marca o início do ano de instrução.

A solenidade tem início às 19h na sede do TG, no bairro Cidade Universitária. Após a abertura dos portões do TG e da entrada no pátio de formatura, os atiradores cantarão Hino Nacional e receberão o distintivo do TG das mãos de suas madrinhas e seus padrinhos. Ao final, haverá o desfile da tropa. Entre os convidados estão o prefeito Nelson Bugalho, representantes da Polícia Militar, autoridades da Polícia Civil, vereadores e convidados da comunidade.

A solenidade é organizada pelo chefe de instrução do TG, o subtenente José Cláudio dos Santos e também contará com a participação do 2º Tenente Vicente Majela de Sousa, Delegado da Junta do Serviço Militar em Presidente Prudente.

Segundo o chefe da instrução do TG 02-063 Presidente Prudente os TGs permitem, de forma criativa, inteligente e econômica, que milhares de jovens brasileiros tenham a oportunidade de prestarem o Serviço Militar inicial. “Para os jovens, principalmente os que residem em cidades do interior do país, mais que o caráter obrigatório, estar no Serviço Militar configura um direito do cidadão em dar sua contribuição, ainda que forma modesta, para a defesa da Pátria”, concluiu.

HISTÓRICO DO TG 02-063

Tiro de Guerra conhecido com TG é uma instituição militar do Exército Brasileiro encarregada de formar reservistas para o exército. OS TGs são estruturados de modo que o convocado possa conciliar a instrução militar com o trabalho ou estudo.

A criação dos Tiros de Guerra foi uma solução genuinamente brasileira, econômica e adequada a nossa realidade que possibilita aos jovens a prestação do serviço militar em sua localidade não havendo a necessidade de sair de seu município.

O Tiro de Guerra de Presidente Prudente foi ativado pelo ato presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, em 04 de Julho de 1946, conforme o artigo 2º, Decreto 19.694, de 1º de Outubro de 1945. Na época da criação, a unidade foi registrada como Tiro de Guerra nº 231 e em 30 Abril de 1979, foi alterada sua denominação para TG 02-063 Presidente Prudente-SP.

Seu primeiro Diretor foi o médico Domingos Leonardo Cerávolo, que foi nomeado em 01 de Novembro de 1946, e na época o primeiro Instrutor foi o 1º Sargento Ademar da Silva Costa, nomeado em 18 de Setembro de 1946.

As atividades do TG foram iniciadas em 1º de Março de 1947, com a matrícula de 35 convocados das Classes de 1925 e 1926.

Em 14 de Setembro de 1966, foi inaugurada a sede atual, na administração do ex-prefeito Watal Ishibashi . Nesta época o instrutor era o 2º sargento Darcy Pedro Flores.

Atualmente, Nelson Bugalho, Prefeito Municipal de Presidente Prudente é diretor do Tiro de Guerra. O chefe da instrução é o sub-tenente José Cláudio dos Santos e o instrutor o primeiro sargento Vitor Henrique Batista.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Galeria de Fotos

Autor: Cedida
Autor: Cedida

Outras notícias

Unidades Administrativas
Últimas Notícias
Acesso Rápido

Município de Presidente Prudente

Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081 Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400 CNPJ: 55.356.653/0001-08