Cem atiradores do Tiro de Guerra , incorporados neste ano (2019) participam nesta sexta-feira (15/3), da solenidade de formatura alusiva à matrícula, ou seja que marca o início do ano de instrução.

A solenidade tem início às 19h na sede do TG, no bairro Cidade Universitária. Após a abertura dos portões do TG e da entrada no pátio de formatura, os atiradores cantarão Hino Nacional e receberão o distintivo do TG das mãos de suas madrinhas e seus padrinhos. Ao final, haverá o desfile da tropa. Entre os convidados estão o prefeito Nelson Bugalho, representantes da Polícia Militar, autoridades da Polícia Civil, vereadores e convidados da comunidade.

A solenidade é organizada pelo chefe de instrução do TG, o subtenente José Cláudio dos Santos e também contará com a participação do 2º Tenente Vicente Majela de Sousa, Delegado da Junta do Serviço Militar em Presidente Prudente.

Segundo o chefe da instrução do TG 02-063 Presidente Prudente os TGs permitem, de forma criativa, inteligente e econômica, que milhares de jovens brasileiros tenham a oportunidade de prestarem o Serviço Militar inicial. “Para os jovens, principalmente os que residem em cidades do interior do país, mais que o caráter obrigatório, estar no Serviço Militar configura um direito do cidadão em dar sua contribuição, ainda que forma modesta, para a defesa da Pátria”, concluiu.

HISTÓRICO DO TG 02-063

Tiro de Guerra conhecido com TG é uma instituição militar do Exército Brasileiro encarregada de formar reservistas para o exército. OS TGs são estruturados de modo que o convocado possa conciliar a instrução militar com o trabalho ou estudo.

A criação dos Tiros de Guerra foi uma solução genuinamente brasileira, econômica e adequada a nossa realidade que possibilita aos jovens a prestação do serviço militar em sua localidade não havendo a necessidade de sair de seu município.

O Tiro de Guerra de Presidente Prudente foi ativado pelo ato presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, em 04 de Julho de 1946, conforme o artigo 2º, Decreto 19.694, de 1º de Outubro de 1945. Na época da criação, a unidade foi registrada como Tiro de Guerra nº 231 e em 30 Abril de 1979, foi alterada sua denominação para TG 02-063 Presidente Prudente-SP.

Seu primeiro Diretor foi o médico Domingos Leonardo Cerávolo, que foi nomeado em 01 de Novembro de 1946, e na época o primeiro Instrutor foi o 1º Sargento Ademar da Silva Costa, nomeado em 18 de Setembro de 1946.

As atividades do TG foram iniciadas em 1º de Março de 1947, com a matrícula de 35 convocados das Classes de 1925 e 1926.

Em 14 de Setembro de 1966, foi inaugurada a sede atual, na administração do ex-prefeito Watal Ishibashi . Nesta época o instrutor era o 2º sargento Darcy Pedro Flores.

Atualmente, Nelson Bugalho, Prefeito Municipal de Presidente Prudente é diretor do Tiro de Guerra. O chefe da instrução é o sub-tenente José Cláudio dos Santos e o instrutor o primeiro sargento Vitor Henrique Batista.