Na tarde desta quinta-feira (14/03), foi realizado no Gabinete do Paço Municipal ‘Florivaldo Leal’ o relançamento das atividades do Programa Cidadescola, onde foram anunciadas mudanças no programa de educação integral do Governo de Presidente Prudente. Além do prefeito Nelson Bugalho, estiveram presentes a vereadora Elza do Gás, os secretários municipais de Educação, Sônia Maria Pelegrini, de Tecnologia da Informação, Rogério Marcus Alessi, de Cultura, José Fábio Sousa Nougueira, de Esporte, Claudinei Quirino, dentre outros secretários, assessores e parceiros da iniciativa privada e da diretora da OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa.

A secretária Sônia abriu sua fala afirmando que há casos em que os municípios abandonaram o ‘Mais Educação’ (parceria de educação integral via Governo Federal), por escassez de recursos. “Muitas cidades cortaram a educação integral e nós estamos na contramão de tudo isso. Estamos expandindo parcerias, tanto intersetoriais como privadas. Tudo isso dentro da proposta que o prefeito Nelson Bugalho pediu, já que a proposta de educação integral que defendemos é a que enxerga o aluno como sujeito de aprendizagens em todas as áreas. A escola deve humanizar as pessoas”.

O Cidadescola conta com parcerias intersetoriais desde o ano passado como o Inova Kids (Setec) e oficina de basquete (Semepp). “A intersetorialidade também foi ampliada com as oficinas das secretarias de Esporte, Cultura, Turismo, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e da Prudenco. Biologia, Horta, Badminton, Artes, Educação Ambiental, Educação Ecológica e Oficinas Culturais são algumas das nossas novidades para 2019”, destacou a secretária.

Ao fazer o uso da palavra, Natacha Costa afirmou que lida com educação integral desde 1997 e é muito raro ver o esforço do governo e da comunidade de forma concreta. “Intersetorialidade é uma palavra difícil de pronunciar e mais difícil ainda de se ver ocorrer na prática. Estou realmente muito empolgada em vivenciar isso aqui: união na tarefa de formar o cidadão de forma integral e com autonomia. O Cidadescola é inovador e contemporâneo”, comemorou.

O prefeito concluiu dizendo que é verídico que toda a comunidade se uniu em prol da educação integral. “Estamos num esforço coletivo assumindo a responsabilidade de educar. Apesar da crise financeira, estamos avançando ao invés de recuar. Tudo isso para oferecer uma educação inovativa e tecnológica, com alunos que terão direito de sonhar com um futuro melhor. Meu agradecimento sincero a todos envolvidos”, finalizou.