Mais de 170 doadores de sangue atenderam ao apelo do evento que tem como objetivo receber 500 doações de sangue para o Hemonúcleo da Santa Casa de Prudente e Núcleo e Hemoterapia do Hospital Regional (HR). Os doadores vão participar do passeio ciclístico “Pedalando Pela Vida”, uma iniciativa do Governo de Presidente Prudente que visa incentivar as doações de sangue e o ciclismo. A iniciativa, marcada para 28 de abril, a partir das 8h, percorrerá todo o Parque do Povo em um tempo médio de 2h.

A organização é em conjunto entre a Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) e a Semepp (Secretaria Municipal de Esporte). O passeio ciclístico reúne empresas patrocinadoras e parceiras, além de bike clubes de Prudente e região.

Para participar não é necessário ser ciclista, ter uma bicicleta super equipada ou pertencer a algum bike clube, basta ter vontade de pedalar, de fazer um passeio agradável e divertido em família.

O médico veterinário Roberto Aparecido Malagneta Júnior disse que não tem bicicleta super equipada e que não costuma fazer passeios ciclísticos, mas que se animou com a iniciativa de ajudar o próximo e doar sangue. “Já doei, foi tão simples. Pretendo agora me tornar um doador assíduo, inclusive já fiz minha carteirinha e vou aproveitar o passeio junto com a minha família”.

Segundo o secretário da Semav, Adauto Lúcio Cardoso, a proposta é trazer o maior número de ciclistas para as doações. “O percurso será tranquilo, pelo Parque do Povo, monitorado, enfim. A proposta é um passeio que junte lazer e solidariedade”, disse.

Para participar – Nos bancos de sangue da Santa Casa e do HR os doadores recebem um comprovante que deve ser levado até a Semav, na Avenida Coronel Marcondes, 3.099, das 8h às 17h. Na secretaria, o participante recebe um vale kit gratuito da corrida que dá direito a camiseta de ciclista,“bag”de tecido e “squeeze” (garrafinha).

“São 500 kits gratuitos para os primeiros 500 inscritos. Quem se inscrever depois poderá participar, mas não ganhará o vale kit, limitado a esta quantidade”, explica o assessor da Semav, José Wilmar Ferreira Lima”, um dos organizadores do passeio.

Já a retirada dos kits será nos dias 26 e 27 de abril no Parque de Uso Múltiplo, das 8h às 17h.

São parceiros da iniciativa o Hospital Regional, Hemonúcleo da Santa Casa. Os patrocinadores do evento são Unimed, Unoeste, Bevicred, Vipdoor, Barradas & Queiroz, Personalise, AKi Tem Bem Barato, Rede Prudentão, Construtora Pacaembu, Instituto Cezar Humberto Salvador, Honda VM Center Central de Seguros, Monteiro e Monteiro Eventos.

Quem pode doar – Para doar Sangue é necessário pesar mais de 52 kg, para o sexo feminino. Homens devem ter o peso acima de 50 kg. A partir de 16 anos é permitida a doação, para isso o menor precisa estar acompanhado de um responsável.

A dica para quem vai doar no período da manhã é esperar 2h após o café. Para quem doa no período da tarde, também deve esperar 2h após o almoço. A refeição deve ser leve e sem gorduras no cardápio.

Horários – O Núcleo de Hemoterapia da Santa Casa de Presidente Prudente recebe doações as segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 17h. Quinta das 8h às 19h. Telefone (18) 322-34490 e 3223-3511. O Núcleo de Hemoterapia do HR atende todos os dias, das 7h às 17h. Telefone (18) 3229-1570

Quem quiser saber mais sobre doação de sangue pode acessar o endereço eletrônico http://www.hemocentro.fmrp.usp.br/canal-do-doador/duvidas-e-perguntas/