menu Governo de Presidente Prudente

Antigo anseio da sociedade civil, abrigo de animais começa a ser construído em PP

Terça-feira, 12 de Março de 2019

Antigo anseio da sociedade civil, abrigo de animais começa a ser construído em PP

Antigo desejo de instituições e militantes do bem-estar animal, o abrigo municipal de animais está prestes a se tornar realidade em Presidente Prudente. O prefeito Nelson Bugalho e o secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, estiveram nesta terça-feira (12/03) na área onde será instalado o novo serviço, localizada na Rodovia Júlio Budiski, km 7.

Os trabalhos de terraplanagem já foram iniciados e a obra deve ser concluída até o fim deste ano. A empreitada é executada pela Ação Ambiental Engenharia Ltda., vencedora da licitação, com recursos na ordem de R$ 937.740,55, provenientes do Fundo Municipal do Meio Ambiente e Ministério Público Estadual.

Além das baias para acolher temporariamente aproximadamente 500 pets, entre cães e gatos, o abrigo também contará com uma clínica especializada para tratar os animais que necessitem de cuidados. Conforme o chefe do executivo, é fundamental entender que o local não será um “depósito de animais”.

“Será um espaço para recepcionar esses cães e gatos que estejam vulneráveis, precisando de acolhimento ou tratamento. Depois de tratados, eles deverão ser encaminhados para adoção”, ressaltou o prefeito. “Por isso vamos precisar e muito do envolvimento da sociedade civil, pois o município sozinho não vai dar conta de manter esse novo serviço”, completou.

Se depender das entidades ligadas ao tema, o abrigo atingirá o seu objetivo. É o que garante a presidente da Rede ProAnimal Prudente, Valéria de Jesus Ribeiro. Segundo ela, a obra é “resultado de uma luta de muitos anos”, e trará dignidade a animais acidentados, vítimas de violência, fêmeas com filhotes e outros perfis de pets abandonados.

“Muitas vezes, tenho que tirar do bolso para oferecer tratamento a eles, mas dependendo do caso, esses animais precisam de acompanhamento permanente e nosso grupo não tem condições de oferecer isso. São em situações assim que o abrigo vai ser de grande utilidade”, comentou.

Para gerenciar o estabelecimento e também cuidar de outros assuntos relacionados, o prefeito irá encaminhar à Câmara Municipal um projeto de lei para instituir uma diretoria de proteção e bem-estar animal, por meio de reestruturação administrativa.

A vereadora Alba Lucena Fernandes Gandia e o promotor de Justiça Jurandir José dos Santos também acompanharam a visita ao terreno.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Galeria de Fotos

Autor: Marcos Sanches
Autor: Marcos Sanches
Autor: Marcos Sanches
Autor: Marcos Sanches
Autor: Marcos Sanches
Autor: Marcos Sanches
Autor: Marcos Sanches
Autor: Marcos Sanches

Outras notícias

Unidades Administrativas
Últimas Notícias
Acesso Rápido

Município de Presidente Prudente

Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081 Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400 CNPJ: 55.356.653/0001-08