Quem ama os seus animais de estimação e quer cuidar da saúde dos bichinhos e de toda a família tem que fazer a prevenção do aparecimento da leishmaniose visceral canina, uma doença grave, que afeta os animais e que também pode ser transmitida às pessoas.

Por isso CCZ, Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde vai promover um plantão na unidade, que fica no Parque Castelo Branco, para realizar exames de sangue nos animais. Será neste sábado, dia 23/2, das 8h às 16h, na Rua Presidente Castelo Branco, nº 93.

Neste dia a equipe do CCZ vai fazer os exames dos animais cujos donos já foram avisados por meio de comunicados deixados nas caixas dos correios das residências. Quem não recebeu o comunicado, mas quer levar o seu animalzinho de estimação, também pode ir até lá.

É que desde o início deste mês o CCZ realizou visitas de casa em casa no Parque Castelo Branco, no Parque Jabaquara e no Parque Primavera para a coleta de sangue dos animais. No momento da visita, muitos moradores não estavam em casa, e foram estes moradores que receberam o comunicado. Desta forma, na tentativa de que todos os animais possam ser examinados, a equipe estará de plantão.

Combate à doença

O combate à leishmaniose visceral canina começa pela coleta de sangue em cães para identificar a doença. É importante realizar o teste no animal pelo menos a cada quatro meses.

Segundo o médico veterinário João Henrique Arteiro de Carvalho Leite, os principais sintomas da leishmaniose visceral canina são o emagrecimento, as lesões na pele, as feridas que não cicatrizam, queda de pelo, crescimento exagerado das unhas, lesões na ponta das orelhas e ao redor dos olhos.

Para combater a doença é necessário impedir a proliferação do mosquito palha, inseto transmissor da leishmaniose, com medidas simples como a limpeza dos quintais e imóveis, removendo folhas secas, frutas em decomposição, fezes de animais e lixo de forma geral, bem como a poda regular das árvores.

Para a proteção individual dos cães recomenda-se o uso de coleiras repelentes (informe-se com seu veterinário sobre as formas e condições de uso deste produto).

O exame também pode ser realizado regularmente no CCZ (Rua Castelo Branco nº 93, Parque Castelo Branco). O ambulatório funciona de segunda a sexta feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h). O telefone é 18 3905-4420.

Fonte: Secretaria de Comunicação