A secretária municipal da educação Profª Sônia Maria Pelegrini participou nesta terça-feira 19/02 do III Seminário de Planejamento e Gestão Educacional que abordou o tema “O Financiamento da Educação e os Desafios para 2019”, o evento foi realizado no Anfiteatro do Campos do Memorial, na UniNOVE, na cidade de São Paulo.

Com realização da Undime São Paulo e o Conviva Educação o evento foi gratuito e voltado para dirigentes, técnicos e assessores educacionais, tendo contado com a participação de representantes do Ministério da Educação, Secretaria do Estado da Educação de São Paulo, Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e Undime Nacional. Na ocasião, o Coral Infantil da EMEF Professora Edna Mantoanelli, de São Caetano do Sul, realizou uma apresentação cultural para a abertura do evento.

No período da tarde, diversas oficinas temáticas foram abordadas por especialistas da área educacional, sendo:

Na mesa de abertura, o Presidente da Undime São Paulo, Luiz Miguel Garcia, enalteceu a importância estratégica do evento, com ênfase para o regime de colaboração dos municípios com outras esferas do governo.

Ele ainda enfatizou a importância de os gestores fazerem a reordenação da rede, ou seja, reorganizar os prédios escolares, principalmente aqueles que são muito próximos uns dos outros, cuja demanda pode ser concentrada em um único local.

A "lição de casa" deixada pelo presidente da Undime é algo que já vem sendo feito em Presidente Prudente desde o início do ano. "Em tempos de contenção de despesas, essa reestruturação se faz necessária. Assim como nós já fizemos, os secretários de educação de todo o país vão ter que colocar em prática essa estratégia o quanto antes", comentou Pelegrini.

Falou da relevância do gestor educacional para a rede e de como seu trabalho reflete nas ações e práticas dos municípios.

Foi destacado ainda, o foco de todo o trabalho desenvolvido e o legado que cada um deixará à aprendizagem das crianças. Falou sobre o Conviva Educação, sistema de gestão gratuito voltado aos dirigentes e às equipes técnicas das secretarias e lembrou das inúmeras pautas e ações para a construção do currículo paulista, entregue ao Conselho Estadual de Educação (CEE) no ano passado.

Reunião

Na próxima sexta-feira (22/02), o município de Presidente Prudente sediará uma reunião com todos os municípios da Macrorregião 13, que contará com a presença do Presidente Luiz Miguel Martins Garcia e da Professora Maria Regina Passos Pereira. No encontro, será realizada a apresentação da Macrorregião 13, informes sobre Ações com Parceiros e Programas em Regime de Colaboração com os Governos Federal e Estadual, Elaboração do Plano de Trabalho 2019: levantamento de necessidades e construção de metas e projetos de ação, eleição de Novos Representantes Regionais e Formação Pedagógica com a temática “O Currículo Paulista e a Revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP): compreender para intervir”, com a mobilizadora Profª Maria Regina Passos, membro do Comitê de Elaboração do Currículo Paulista e Coordenadora de Redação do Currículo da Educação Infantil. As atividades irão acontecer na Fundação Inova Prudente - Inova Kids.

Fonte: Secretaria de Comunicação